A família é um projeto de Deus, pois, foi ele próprio quem a instituiu, e isso significa que a origem da família não se deu através de um projeto humano, mas através do projeto divino.

Desse modo, para as famílias que acreditam em Deus ou são Cristãs, os versículos bíblicos sobre família podem auxiliar os idosos nesta etapa importante da vida, acompanhe!

Qualquer ideologia que diga que a família é uma instituição ultrapassada e antiquada ao nosso tempo, significa que não está embasada segundo os planos de Deus, pois, o propósito de Deus para a família não mudou e não mudará!

Lamentavelmente, estamos vivendo dias em que os valores estão sendo pouco a pouco invertidos.

O que é correto está se tornando sinônimo de inadequado, ou “cafona” enquanto que aquilo que é errado está sendo cada vez mais admirado como o padrão a ser seguido pela sociedade.

Porém, as verdades bíblicas sobre a família são indiscutíveis e permanecem válidas independentemente do comportamento de pecado do homem.

A família é um projeto de Deus e continuará sendo.

A Família é um projeto de Deus

As escrituras não deixam qualquer dúvida de que a família é projeto de Deus, ela revela que Deus criou o homem e logo lhe deu a mulher como companheira para ambos se apoiarem nos momentos difíceis.

A bíblia afirma que Deus declarou que não era bom que o homem estivesse só, e por isso lhe preparou uma auxiliadora idônea, para estarem juntos.

Após isso, Deus juntou-lhes como um casal e os abençoou para que fossem férteis e se multiplicassem sobre a terra – Gênesis 1:28.

Portanto, a unidade familiar nasce a partir do casamento, e posteriormente a partir dos filhos e segue até velhice e morte.

A Bíblia é clara quando a isso: “Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e será ambos uma só carne” – Gênesis 2:24.

Desse modo, o próprio Deus foi quem instituiu a família sobre a base do casamento, onde o homem e a mulher se unem tornando-se uma só carne, para que vivam juntos em plena comunhão.

Portanto, a família é sim um projeto de Deus de grande importância que a família terrena prefigura a família celestial que durará para sempre.

 O apoio familiar na terceira idade

A primeira grande bênção do período da velhice é a maturidade, sobretudo quando se floresce plantado na Casa do Senhor, porém é também tempo onde há uma necessidade de apoio devido à alta idade.

Quando envelhecemos seguindo os princípios ditados por Deus, criamos raízes profundas, que suportam os ventos da tempestade, são longevos, robustos e de presença acolhedora.

É verdade que, pode haver casos onde alguns idosos não amadurecem, por não saberem aplicar os princípios de vida tão claros quanto estão nas escrituras.

Os princípios de vida ensinados na Bíblia levam à maturidade, à prudência, à sabedoria para o ser humano viver em paz até a sua velhice, errando o mínimo possível.

Embora os erros nos ensinem diversas lições, devemos evita-los, pois ele também faz com que nos perdemos pelo meio do caminho.

Por esse razão, para que tenhas uma boa velhice, plante hoje o que irá colher lá na frente e a palavra de Deus é extremamente necessária nesse processo, assim como a família.

Junte a família, coloque as crianças para ensinar coisas novas para os idosos, mostre como voltar a versão antiga de um aplicativo ou como usar as redes sociais para o contato ser mais estreito. Toda interação será uma forma de cortar barreiras.

O tempo da colheita

A terceira idade é, também, um tempo de colheita de tudo que você plantou durante toda a sua vida.

É a decorrência de tudo que ocorreu no passado e ocorre em três fases distintas: brotar, crescer e frutificar.

Esta última só ocorre quando a planta chega à fase adulta, com isso, a terceira idade é a época em que os frutos são colhidos como resultado daquilo que se plantou na infância, na juventude e nos primeiros ciclos da vida adulta.

Desse modo, podemos aprender algumas lições importantes:

  1. a) planta coisas boas e fazer boas escolhas sob a direção de Deus nos verdes anos da juventude é condição essencial para que se faça uma boa colheita no período da velhice.
  2. b) aquilo que colhemos na terceira idade, inclusive certas doenças, é o resultado direto das escolhas que fizemos no tempo da semeadura, e as escrituras do Senhor nos ensina como andar diante de Deus em santidade, e diante dos homens em justiça e retidão.

Além disso, mesmo na hora da colheita, a família é quem estará ao nosso lado para nos apoiar!

Post Anterior: Como Tirar Medidas Do Corpo Para Roupa? Aprenda Aqui!

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.