A palavra Nômade Digital – parece sofisticado! Direto? Bem, é definitivamente uma palavra chique para se usar para um freelancer. O estilo de vida de nômades digitais implica que você pode misturar viagens com trabalho e o ponto de chegada de qualquer lugar do mundo. Hoje em dia uma hashtag tendência no Instagram #DigitalNomad com fotos de pessoas trabalhando em seus laptops em lugares lindos e serenos.

Para eles, não se trata de conseguir um emprego e viver assim como todo mundo. É viver a vida e criar ou encontrar um trabalho que se adapte ao estilo de vida dado eles que são chamados de Nômades Digitais.

Vivendo como um nômade digital

Existem desenvolvedores de WordPress, diretores de startups, donos de lojas na Amazon, UX Designers, inventores, blogueiros de viagens e, sem dúvida, outras centenas de negócios. Todos com diferentes conjuntos de habilidades, interesses, histórias e histórias de vida, mas todos com a mesma paixão por, de alguma forma, tornar suas vidas diferentes da sociedade “só se pode ser bem sucedido fazendo faculdade”.

Como nômades digitais, eles podem combinar seu trabalho e dedicar-se aos seus hobbies, interesses de lazer também. Alguns localizam-se em destinos específicos para o surf, para o kitesurf, para as praias, o sol, a cidade, os festivais, o estilo de vida, a cultura – seja onde for que lhes permita trabalhar ao lado da sua ideia de diversão.

Parece uma vida muito doce, mas não é tão fácil como parece. Para ter o estilo de vida de um nômade digital, você precisa de uma automotivação sem fim. Não há ninguém para verificar se você estava no trabalho na hora certa ou quanto tempo demorou para terminar o almoço. Você faz o trabalho porque quer. Para alguns, você precisa ser capaz de se adaptar rapidamente às mudanças e tentar ficar um passo à frente de seus colegas. Você precisa entender quando trabalhar em equipe e quando não; você precisa saber quando criar uma ideia e quando perceber que realmente não sabe do que está falando.

Se você quer ser um nômade digital que trabalha para você mesmo, nós também recomendamos que você comece a trabalhar antes de deixar seu trabalho ou educação atual. Se não, tente encontrar um emprego que lhe permita trabalhar remotamente ou até mesmo identificar uma lacuna e criar uma em sua empresa atual.

Não é uma boa ideia deixar a segurança para se tornar um nômade digital. Você precisa ter outra habilidade, comércio, ideia ou fonte de renda para tornar a parte nômade digital o estilo de vida ao invés do foco.

Dicas para nômades digitais

Tornar-se um nômade digital não é uma transição fácil de forma alguma. É um monte de trabalho; não acredite no contrário. Ninguém está dizendo a você o que fazer – você tem total liberdade para administrar seu tempo. Isso pode funcionar a seu favor ou contra você.

Alguns dias você acorda supermotivado e acaba com muito trabalho. Outros dias você fica relaxando no apartamento, evitando a todo custo trabalhar e dizendo a si mesmo que amanhã pode recuperar o tempo perdido. O único problema com isso é se você não ficar por dentro das coisas, você rapidamente ficará sem dinheiro.

Se você tem medo de acordar em uma segunda-feira sabendo que terá outra semana inteira trabalhando em um emprego que odeia, então, honestamente, por que trabalhar lá? Talvez você sinta que está nesse ciclo de ter que trabalhar para pagar seu empréstimo estudantil, apartamento, carro e estilo de vida em geral.

Em primeiro lugar, comece a economizar seu dinheiro. Descubra quanto tempo você acha que gostaria de investir para se tornar um nômade digital. Comece a fazer um orçamento para onde seu dinheiro realmente vai todos os meses e economize o máximo que puder.

Enquanto você está economizando, faça pesquisas sérias sobre para onde gostaria de viajar. Comece com a lista Nômade. É um site útil que uso de vez em quando para tentar descobrir para onde ir a seguir. Este site fornece uma lista das melhores cidades para se viver e trabalhar como um nômade. Ele cobre o custo geral de vida, a velocidade da Internet, o clima, quantos nômades existem atualmente, etc.

Compre uma passagem de avião. se você realmente está empenhado em experimentar este estilo de vida de um Nômade Digital, e então vá em frente, faça as malas e não pense demais. O resto vai se encaixar. Se você é realmente apaixonado por trabalhar online, então encontrará algo, então escolha um lugar que preencha todas as suas caixas e vá em frente.

Pense no que você gostaria de fazer no exterior. Como você gostaria de ter uma renda? Encontre algo em que possa estar interessado. Ou talvez você já tenha habilidades como desenvolvimento, edição, design para Android ou até mesmo trabalhar como assistente pessoal. Brinque com algumas ideias e faça um brainstorm de algumas que você gostaria de examinar no exterior.

Minimize suas posses. Se você realmente deseja seguir a rota nômade digital, não precisará de seus pertences em casa, como carro, tv, etc. Venda o que puder e coloque o resto no armazenamento.

Depois de concluir as etapas acima, será hora de deixar sua empresa. Se você tem a possibilidade de trabalhar no exterior, pergunte ao seu chefe.

Antes de sair, certifique-se de ter os eletrônicos necessários com você. Você gastará 90% do seu tempo no computador, então invista em um novo se necessário e certifique-se de ter carregadores adequados, USB, etc.

Lembre-se de que leva tempo, não se deixe intimidar por ser o cara novo; cada nômade digital começou no mesmo lugar em que você está agora. Pode parecer que você não está ganhando nenhum dinheiro ou não é bom no que faz, mas não deixe que isso o desanime. Nada vai acontecer do dia para a noite; o mais importante é você continuar, mesmo quando as coisas parecem sem esperança.

Empregos nômades digitais

Encontrar um emprego digital nômade pode parecer impossível para algumas pessoas. Talvez você pense que só os “escolhidos” começam a trabalhar e, ao mesmo tempo, gostam de conhecer novos lugares.

No entanto, se você estiver determinado e souber onde procurar empregos remotos, é definitivamente viável e até surpreendentemente fácil para algumas pessoas.

A lista de trabalhos profissionais que podem ser realizados remotamente e, portanto, são compatíveis com o estilo de vida nômade digital, está crescendo a cada ano, o que é uma vantagem definitiva para quem quer experimentar.

Empregos / profissões nômades digitais que podem ser realizados remotamente:

Não consegue descobrir o que fazer remotamente enquanto vive como um verdadeiro nômade digital? Esperançosamente, a próxima seção deste artigo ajudará você a encontrar algo em que você é bom, gosta de fazer e pode fazer remotamente.

Redação e redação

Como você pode imaginar, um redator autônomo pode se comunicar com clientes online, portanto, trabalhar basicamente de qualquer lugar, desde que haja uma conexão ativa com a Internet.

Se você acha que pode escrever bem, experimente. E se você não quiser criar apenas textos de marketing, sinta-se à vontade para ir da redação para a redação geral que pode abranger um espectro infinito de tópicos e estilo, contanto que você encontre os clientes certos.

Fazer pesquisas online

Outra maneira muito fácil de começar sua vida nômade digital, nos sites, você pode ser pago para compartilhar suas opiniões e testar vários produtos ou projetos para ajudar as marcas em suas pesquisas de clientes.

Tudo que você precisa é se cadastrar e construir seu perfil. Assim que terminar, você começará a receber pesquisas que correspondem ao seu conhecimento, hobbies ou produtos e serviços que você costuma usar.

Gerente de mídia social

As grandes empresas têm seus próprios gerentes de mídia social ou contratam agências de marketing online para gerenciar suas mídias sociais.

No entanto, as empresas menores geralmente contratam gerentes de mídia social freelancer que cuidam de suas contas e os ajudam a crescer.

Marketing afiliado

Tecnicamente, não é um trabalho, mas é algo que você pode torná-lo independentemente do local. Comece seus próprios sites ou blog e promova produtos ou serviços de outras pessoas nos quais você acredita. Você receberá uma porcentagem das vendas feitas para pessoas que acessaram seus sites por meio de seu link de afiliado.

Ilustração e design gráfico

Você sempre foi bom em desenho? Talvez seja hora de transformar sua habilidade em uma carreira. Use as redes sociais para promover o seu trabalho ou desenhos anteriores e poderá encontrar trabalhos encomendados que marcarão o início da sua carreira freelance.

Programação

Os programadores também podem trabalhar remotamente! Existem inúmeros trabalhos de programação remota abertos todos os dias. Existem até sites dedicados especificamente a trabalhos de programação remota. Se você é um programador ou deseja se tornar um, é uma ótima oportunidade para se tornar independente do local.

Blog

Você é ótimo escrevendo, mas não quer escrever para outras pessoas? Escreva para você! Crie um blog e escreva sobre coisas importantes para você. Quem sabe, pode se tornar uma carreira um dia, tornando você capaz de se tornar um nômade digital. Você pode blogar de qualquer lugar, não pode?

Por que as pessoas falham no estilo de vida nômade digital?

O estilo de vida nômade digital certamente tem muito a oferecer. Quando a vida é boa, pode ser excepcional. É fácil ter um tom de rosa em seus óculos de sol quando você está trabalhando na praia em Bali. O que poderia dar errado?

Saindo sem um plano

As pessoas tendem a ficar realmente entusiasmadas quando ouvem sobre as grandes vantagens de um estilo de vida “nômade digital”. Parece tão fácil! Parece que todos podem simplesmente fazer as malas, mudar para um hub digital nômade e tudo mais se encaixará.

No começo, pode ser ótimo apenas ficar com pessoas que pensam como você por um tempo e relaxar o dia inteiro. Mas depois de algumas semanas, eles percebem que precisam gerar renda de alguma forma. Mas não é tão fácil quanto pensaram que seria. Eles começam a lutar contra esse estilo de vida.

Falta de recursos

A primeira razão pela qual as pessoas fracassaram no estilo de vida independente de localização está relacionada ao dinheiro. Sem dinheiro, não há muito mais o que discutir.

Portanto, antes de pedir demissão ou comprar uma passagem de avião, certifique-se de ter um emprego estável ou uma maneira confiável de custear sua vida e viajar pelo menos nos próximos 6 meses até um ano.

Diferença de cultura e inflexibilidade

Poucas pessoas discutem a energia considerável necessária para abrir um negócio no exterior, ou um que possa atender às suas necessidades além das fronteiras. Muitos nômades digitais aprendem da maneira mais difícil que seu tempo pode ser sugado por papelada e burocracia no lado operacional de seus negócios.

Depois, há o lado pessoal da vida como um estranho. Algumas diferenças culturais que parecem cativantes durante as férias podem se tornar onerosas quando se vive no exterior por um longo prazo.

Solidão

Embora seja possível se sentir solitário mesmo se você for casado e ter filhos em um trabalho confortável com todas as caixas do sonho marcadas, a solidão é uma das desvantagens mais comumente discutidas no estilo de vida nômade digital.

Trabalhar sozinho para promover sua carreira ou negócio online, juntamente com morar em um país estrangeiro a milhares de quilômetros de casa, pode ser particularmente isolador. As questões relativas à solidão se estendem a todos os relacionamentos: amigos, família e parceiros.

Embora possa ser fácil conhecer pessoas durante uma viagem, também pode ser difícil dizer adeus. A transitoriedade do estilo de vida nômade digital é um fator a se ter em mente.

Saia sem informações suficientes

Se você não tiver informações suficientes sobre esse estilo de vida, pode acabar odiando-o. Talvez você tenha esperado as coisas erradas disso. Talvez você tenha pensado que poderia ficar rico rapidamente com esse estilo de vida. Mas a realidade parece diferente.

Muitas vezes, as pessoas também não têm ideia sobre a parte jurídica. Eles não organizam um visto com antecedência quando deveriam. Eles não obtêm permissão de trabalho quando é necessário. Eles não têm uma conta bancária em boas condições para viajantes de longo prazo.

Gostou do artigo? Mande para um amigo e acompanhe o blog saber de fato para mais notícias como essa!

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.