O Funil de vendas é um recurso muito importante e útil para as empresas que desejam mais oportunidades de fechar negócios e ter processos comerciais mais padronizados e preparados para acompanhar a jornada do cliente, desde a prospecção até a compra.

Implementar um funil de vendas bem definido é uma maneira de ter excelentes resultados de modo rápido. Sendo assim, conhecer o conceito, os benefícios e como ter um funil de vendas são formas de ter ótimos ganhos.

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo estratégico que consiste em mostrar a jornada do cliente, desde o primeiro contato até o fechamento da compra e em alguns casos, além dela no processo de pós-venda.

É uma espécie de representação do caminho do cliente, uma jornada até a compra. 

Um processo que consiste em acompanhar e conduzir os consumidores a partir do momento em que eles tomam conhecimento de uma solução vendida pela empresa até o fechamento da venda.

Vantagens do funil de vendas

Os investimentos no funil de vendas proporcionam diversas vantagens como:

  • Previsibilidade dos resultados;
  • Visualização clara de todas as etapas;
  • Aumento no aproveitamento das oportunidades;
  • Otimização da gestão;
  • Mais informações e respostas para melhorar os produtos e serviços;
  • Processos de compra mais esclarecido para a equipe de vendas;
  • Crescimento da eficiência e produtividade;
  • Ajuda a identificar as dificuldades de cada etapa;
  • Permite receber os leads (potenciais clientes) gerados pelo marketing.

Como funciona o funil de vendas?

A jornada do cliente é diferente para cada pessoa. Sendo assim, cada lead passa por diferentes momentos que indicam o quão próximos estão ou não da compra.

Há três etapas de vendas que aproximam os clientes da conversão. Uma pessoa que conhece a sua empresa, por exemplo, está mais próxima de fechar uma compra do que uma que nunca ouviu falar.

Para entender melhor o posicionamento dos clientes no processo de compra, o funil pode ser segmentado em etapas para ajudar os clientes, com informações e conteúdos de valor que eles precisam e podem ajudar na tomada de decisão.

O funil é dividido em etapas que consistem em topo, meio e fundo.

Topo de funil

Conhecida como a primeira etapa, esta fase ajuda a gerar reconhecimento para a empresa e gerar prospects

Para a equipe de vendas, o topo de funil é sinônimo de geração e qualificação dos leads, desde os qualificados por ações de marketing até os qualificados em vendas, que foram qualificados pela equipe de vendas.

Meio de funil

Na segunda etapa, as empresas aproveitam para aumentar a relevância e o valor percebido pelo cliente, ou seja, é o momento de transformar os leads em oportunidades de venda.

A equipe de vendas trabalha nesta fase para descobrir as necessidades e dores dos clientes, o que pode ou não ser decisivo em uma compra, tempo estimado para aquisição do produto ou serviço, além de avaliar o orçamento disponível do cliente para a compra.

Fundo de funil

Terceira e última etapa é para fechar a venda e transformar as oportunidades em clientes. Nesta fase, a equipe de vendas precisa mostrar o valor que a empresa tem e os produtos e serviços em forma de propostas atrativas de vendas. 

Após este processo, os vendedores podem enfim, partir para o momento da venda.

Algumas empresas investem para ter uma quarta etapa, a do pós-venda. A venda é um momento importante para a marca, mas pensar no cliente após este processo é um jeito de conseguir fidelizá-los, algo que pode render excelentes resultados para os negócios.

A importância do funil de vendas

O acompanhamento dos clientes e o monitoramento do tráfego é muito importante, mas é necessário ir além, ou seja, descobrir os reais motivos que levam ou não os consumidores a escolherem a sua empresa.

Para descobrir estas e outras informações, os profissionais podem utilizar técnicas de marketing e vendas, somado a um funil focado em atrair as pessoas e depois transformá-las em reais compradores.

Investir tempo e capital para ter um funil bem focado proporciona mais conhecimento sobre a jornada dos seus clientes.

Deste modo, os investimentos em funil de vendas são muito importantes para as empresas que desejam aumentar o capital, ter mais oportunidades de negócios, parcerias e ser reconhecida no mercado e pelos seus clientes.

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Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.