Mas para que serve? Por que criar estratégias de marketing de conteúdo? E o mais importante, quais são os passos necessários para começar a trabalhar bem com essa ferramenta? Leia conosco e entenda de uma vez por todas qual a melhor definição de marketing de conteúdo, vamos lá!

Qual a melhor definição de marketing de conteúdo?

Afinal, qual a melhor definição de marketing de conteúdo? Conforme profissionais de agências de criação de site rj, o marketing de conteúdo é aquele ramo da promoção (online e offline) que permite obter resultados úteis para a sua missão, satisfazendo as necessidades de informação.

Com esta estratégia de mercado dá a possibilidade de resolver dúvidas, necessidades e exigências que não dizem respeito, em primeiro lugar, à venda.

As ideias do marketing de conteúdo são estudadas e colocadas em prática por profissionais do setor, estrategistas de conteúdo, que podem ter diferentes especializações. E que vão além de escrever para a web, pois tratam de:

  • Artigos do blog;
  • Página de destino;
  • Aplicativos e jogos;
  • Cupons;
  • Descontos;
  • Eventos;
  • Podcasts;
  • Infográficos;
  • Vídeos e webinars;
  • Apresentações;
  • E-book e tutorial.

Como fazer marketing de conteúdo? Sugerimos que você dê uma olhada no que as pessoas usam para encontrar valor. Eventos, webinars, podcasts, artigos de jornal, publicidade nativa: tudo isso faz parte do seu trabalho de planejamento de conteúdo.

Por que fazer marketing de conteúdo: vantagens

O marketing de conteúdo da Web funciona porque intercepta a necessidade de informação do público, permitindo que a marca estabeleça um relacionamento com os compradores.

Você pode alcançar resultados de longo prazo em relação ao reconhecimento da marca e geração de leads. Se você pode usar a publicidade para vender diretamente, um bom conteúdo é essencial para criar uma relação de credibilidade com o público.

Os benefícios do marketing de conteúdo são bem conhecidos. Aqui estão os pontos a serem lembrados quando você se deparar com a possibilidade de escolher esta estratégia de marketing na web:

O conteúdo busca pessoas, não o contrário

Apesar da tendência de compartilhamento multicanal de conteúdo, muitas empresas continuam publicando conteúdo no local mais difícil para os usuários alcançarem – o site. 71 % das empresas usam sua página da web como seu principal canal de marketing, pouco menos da metade da publicidade digital e das mídias sociais.

No entanto, os clientes em potencial estão em outros lugares: enquanto as marcas estão comprometidas em publicar artigos, 22% dos consumidores estão nas mídias sociais e 36% estão lidando com e-mails.

Ou ele está procurando algo no Google. Uns bons 42% estão lendo um artigo ou assistindo a um vídeo. Mas é preciso uma estratégia de distribuição e compartilhamento: o conteúdo deve buscar apenas as pessoas, deve estar presente onde está o seu alvo. O inverso não funciona.

Alcance todos com conteúdo

O segundo benefício do marketing de conteúdo que queremos listar é claro: não há limites para as possibilidades que você tem de conversar com seu público. Porque estamos falando de uma solução que coleta todos os conteúdos úteis, não apenas os escritos.

As ideias de marketing de conteúdo vão além de escrever texto. A ideia é esta: não importa qual seja o seu alvo, se você conseguir montar uma boa equipe, poderá criar o conteúdo certo para qualquer necessidade, modelando assim o plano editorial com base no que realmente é necessário.

Encontre novos clientes online e offline

Diríamos para ir direto ao ponto e falar de um ponto essencial: encontrar clientes online. Isso mesmo, entre os motivos que devem te levar a investir em marketing de conteúdo está também a possibilidade de aumentar os lucros. Como?

Graças ao Inbound Marketing, aquela visão de promoção que não fala para todos, mas apenas para pessoas específicas que têm necessidades reais. Tudo isso acontece através dos conteúdos que permitem criar um funil completo e simplificado.

Através de uma boa estratégia de marketing de conteúdo você consegue gerenciar a primeira parte da abordagem com o cliente em potencial. É aquele em que você se faz conhecido e apreciado, mas pode alimentar o lead até o pós-venda.

Ganhe a confiança do seu alvo

O público não confia naqueles que continuam a lançar proclamações, anúncios comparativos, gritos intrusivos e títulos que criam clickbating sem escrúpulos.

Os benefícios de uma abordagem equilibrada ao marketing de conteúdo representam isso: a capacidade de ser encontrado quando as pessoas precisam de você.

Crie conversas com o público

O marketing de conteúdo supera a banalidade da mensagem e aponta para a conversa. Ajuda o público a entrar em contato com a marca e permite que ela mostre seu lado humano. Isso é possível através de diferentes técnicas.

Por exemplo, você pode se esforçar para criar conteúdo gerado pelo usuário, mas também há narrativas para explorar. Tudo depende das possibilidades e das suas necessidades. E então, entendeu melhor sobre qual a melhor definição de marketing de conteúdo? Esperamos que sim. Até a próxima!

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Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.