O sonho de muitas pessoas é largar o trabalho e iniciar seu próprio negócio! No caso de outras pessoas, que perderam seus empresas, essa é uma necessidade. Seja o empreendimento seu sonho ou uma necessidade, o mais importante é você utilizar suas energias e suas habilidades a favor dos seus resultados. Por isso, separamos alguns passos que vão te ajudar a concretizar o seu primeiro empreendimento .

Algumas ferramentas importantes para começar


Entre as ferramentas que você vai precisar para iniciar o seu pequeno negócio, é indispensável o Melhor Notebook possível, para organizar suas ações, planejar sobre seus produtos e/ou serviços, fazer pesquisas sobre todos os seus projetos. Isso ajuda a formar um caminho de ação para o alcance de resultados.

Tenha um controle financeiro, seja ele virtual ou físico, para organizar suas finanças desde o início do seu negócio. Esse é um ponto essencial para o seu sucesso.

Criar uma identidade visual única e impactante, atrelando valores não monetários ao seu produto, como life style, por exemplo, que vai fazer uma conexão do seu produto diretamente ao seu público alvo.

Encontre um nicho de mercado

Muitas pessoas criativas têm ótimas ideias de negócios, mas sua abordagem para o empreendedorismo pode ser falha. Em primeiro lugar, você tem que encontrar um nicho de mercado que tenha um bom tamanho. Encontrar um mercado de tamanho razoável implica em identificar um segmento que seja grande o suficiente para seu negócio obter lucros, mas pequeno suficiente para os recursos de uma pequena empresa, que não pode competir com grandes corporações.

Os empreendedores tendem a se direcionar a mercados muito amplos e mirar em nichos que já são fortemente explorados. O que você decidir vender deve conectar o seu produto ao público-alvo ou você não será bem sucedido.

Mercados online para o seu negócio


Agora, se você está tentando encontrar pequenos mercados on-line, esteja avisado de que isso pode ser mais demorado. Primeiro, você terá que se planejar para aparecer bem posicionado no google, e isso vai exigir de você pensar em uma lista de possíveis públicos-alvo, em seguida, pegar sua ideia e pesquisar em uma lista exaustiva de palavras-chave e frases-chave que as pessoas desse público-alvo estão pesquisando no Google para obter informações sobre o seu possível produto ou serviço.

Você precisará comparar todas as suas palavras-chaves com outros sites, para avaliar a concorrência atual, e usará todas as suas informações para avaliar quais palavras podem trazer mais tráfego para o seu site. Caso seu mercado não pareça lucrativo, reinicie o processo de pesquisa, até encontrar um que te atraia, quando encontrar se concentre em ideias para lucrar.

Priorize a sua área de especialização

Escolha sua própria área de especialização, o que você tem mais afinidade, no que você é bom, no que você tem experiência, e use sua educação, suas habilidades e as pessoas que você conhece para transformar sua ideia em realidade.
Se você tem muitas áreas de interesse e não tem certeza de qual seria a mais rentável, pesquise um pouco mais, considere como será possível converter a sua educação e talento em oportunidade de ganhar dinheiro, faça uma pesquisa sobre o seu mercado para ver o que é necessário na sua área e o que estão fazendo por aí.

Lembre-se: investir no que você é bom sempre será o caminho mais fácil para você construir o seu negócio. A grande sacada está em oferecer seus produtos ou serviços para as pessoas certas. Ah, e claro: não desista! Nem sempre vai ser fácil montar o seu negócio próprio, mas com certeza será muito satisfatório.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Share.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.