Momentos de aperto e crise fazem parte das etapas da vida. Nessas horas em que as dívidas surgem, a melhor alternativa é tentar um renegociamento de dívida.

A renegociação tem muitas vantagens, mas é preciso ter atenção a alguns detalhes na hora de renegociar para evitar consequências negativas.

Assim, neste artigo você vai ver como descobrir se tem dívidas, como renegociar as dívidas e quais são as consequências de renegociar através do renegocie casas bahia

Como saber se tenho dívidas para renegociar?

Existem algumas formas de saber se você tem dívidas para negociar. Uma delas consiste em consultar seu CPF no Serasa e SPC, por exemplo.

Além disso, quando você está em débito com uma instituição financeira, normalmente, ela entra em contato através de carta de cobrança, e-mail, whatsapp e SMS.

Em muitos casos, a pessoa descobre que tem dívida ao tentar realizar uma compra. 

Diante disso, a melhor forma de saber se há dívidas para renegociar é monitorar seu CPF, ter uma planilha de controle financeiro e manter seus dados de contato sempre atualizados.

Como renegociar minhas dívidas?

Ao descobrir que possui dívida em seu nome, o primeiro passo deve ser listar todas as entradas e saídas de dinheiro para ter uma noção de como está a sua vida financeira.

Com base nesse resultado, você vai saber  quanto pode pagar em uma renegociação.

Depois desse levantamento, procure a empresa e faça uma oferta de renegociação. Em alguns casos, a instituição financeira entra em contato oferecendo opções de pagamento.

No entanto, fique atento para não se comprometer com um plano de pagamento que não cabe no seu orçamento.

Além disso, verifique a taxa de juros e quantidade de parcelas e nunca se esqueça de ler o contrato.

Consequências de renegociação de dívida

Limpar o nome

O nome negativado só traz dor de cabeça. O maior benefício de limpar o nome é ter acesso a crédito, como cartão de crédito, crediário de varejistas e, principalmente, empréstimos e financiamentos. O crédito pode ser um facilitador.

Além disso, o nome limpo afeta o score, que indica se você é ou não um bom pagador e isso, por sua vez, impacta na decisão de uma instituição disponibilizar ou não crédito para você. 

Substituir uma dívida cara por dívida barata

É possível trocar uma dívida mais cara por uma mais barata. Ou seja, você pode encontrar instituições que ofereçam prazo mais atraentes e menores taxas de juros.

Geralmente, empréstimos com garantia oferecem esse tipo de vantagem ou o crédito consignado.

Reduzir os juros

Na hora de renegociar a dívida diretamente com a instituição, você pode tentar conseguir redução dos juros e esticar o prazo de pagamento para manter seu orçamento.

Essas condições aparecem com mais frequência em feirões ou birôs de crédito. Nessas ocasiões, a instituição aguarda a vinda do cliente e nesse caso está aberta a negociação.

Diminuir a dívida

Dívidas em atraso tendem a crescer por conta dos juros e multas diários e mensais. Isso quer dizer que a cada dia que a dívida permanece pendente, ela aumenta. Portanto, quando você negocia a dívida, você a reduz.

Assim, não deixe o tempo passar, renegocie casas bahia o quanto antes e reduza a sua dívida. 

Organização financeira

Quando você tem dívidas pendentes, sua vida financeira vira um caos e isso afeta os demais setores da sua vida e até mesmo sua relação com os familiares.

Dessa forma, ao renegociar a dívida, a consequência é que tudo se regularize, que sua vida financeira fique equilibrada novamente.

Tranquilidade

Uma vez que você faz a renegociação, sua vida financeira retorna ao equilíbrio. Com isso, você volta a ter tranquilidade pois já não há preocupação com a dívida.

Conclusão

Grande parte das pessoas já passou por uma situação que acabou gerando dívidas. Apesar de ser uma situação preocupante, sempre há a possibilidade de negociar o débito através do renegocie casas bahia.

Portanto, ao primeiro sinal de dívida em atraso, analise seu orçamento financeiro e entre em contato com a instituição para tentar renegociar a dívida de uma forma que ela caiba em seu orçamento.

E para evitar novas dívidas e a necessidade de renegociação, mantenha um controle financeiro através de uma planilha.

Gostou das dicas? Então, confira outros artigos sobre o tema.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Share.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.