O endividamento é uma preocupação para qualquer empresa e seus gerentes. Chamamos de inadimplência quando um cliente não paga uma conta ou dívida.

Se não for contornada rapidamente, esta situação pode gerar muitas dores de cabeça, como problemas no fluxo de caixa e até mesmo levar sua empresa à falência.

Como você sabe, a inadimplência tem afetado indivíduos e empresas como resultado da crise econômica do país e da alta taxa de desemprego.

Para reverter esta situação, separamos algumas dicas.

Faça análise de crédito de sua carteira de clientes

Como é sabido por todos, para facilitar a vida do consumidor e ajudar na compra, as empresas são flexíveis quanto às alternativas de pagamento. 

Além do mais, o cliente pode desistir da compra se o processo de pagamento for muito inflexível.

Por isso, a análise de crédito ajuda os consumidores a terem mais flexibilidade e também  evita a inadimplência nas empresas.

Para fazer a análise, a empresa pode consultar a situação do cliente nas agências de proteção ao crédito. A partir dessas agências, é possível identificar o perfil do consumidor com base em seu comportamento. Cada pessoa possui uma pontuação, que é associada ao seu risco de inadimplência.  

Entretanto, não use apenas esta pontuação. Existem outros métodos também que podem ser usados para avaliação.

Juros e descontos

Juros e descontos são dois pontos importantes a serem considerados.

Os descontos são uma estratégia para recompensar aqueles que pagam dentro do prazo, e os juros são uma estratégia para evitar atrasos de pagamento.

Para ter uma melhor referência sobre os juros, é importante rever seus produtos ou serviços, junto com o código do consumidor.

Além disso, os descontos também devem considerar aqueles concedidos na área, e com base em sua área de trabalho, bem como consultar seu contador.

Monitore seus pagamentos

Quando uma compra é fechada para o cliente com bom comportamento financeiro e um grande histórico e pontuação, continue a monitorar seus pagamentos.

Manter um controle diário dos pagamentos das dívidas de seus clientes é a melhor maneira de evitar clientes inadimplentes.

Se houver algum comportamento que possa levar à inadimplência, é possível tomar medidas para evitá-lo, pois você monitora continuamente os pagamentos de seus clientes.

Quando os problemas são descobertos com antecedência, ocorrem as melhores resoluções de problemas.

Tenha uma política de pagamento

A equipe de vendas seguirá regras bem estabelecidas ao vender, se você tiver uma política de pagamento clara.

Métodos de pagamento, como ter uma boa máquina de cartão para autônomo ou pessoa jurídica, com número máximo de parcelas já definidas, e data pré-estabelecida para o pagamento do adiantamento são alguns dos critérios a serem definidos.

É importante estabelecer apenas pagamentos em dinheiro ou com cartão para clientes que tenham restrições.

Aceite bandeiras de cartão de crédito diferentes e pagamento por PIX

Como você sabe, consumidores usam mais o cartão de crédito para pagar por bens e serviços.

Cartões de crédito diferentes devem ser aceitos em sua loja para que os clientes tenham opções diferentes.

Uma das formas preferidas de pagamento para comerciantes e empresas é a da empresa de cartões. No entanto, tem crescido também a modalidade do pagamento por PIX. 

A segurança financeira de seu negócio será garantida pela empresa, pois eles estarão garantindo que mais clientes comprem.

Emita notificações de vencimento

A falta de organização financeira é uma das causas da inadimplência.

Se você enviar notificações de contas devidas, você dá ao cliente mais tempo para organizar suas finanças.

E o principal, evita que seu cliente esqueça de quitar a dívida.

Você tem que ter cuidado quando se trata de pagamentos e pagamentos não realizados, pois eles ainda podem acontecer.

É necessário criar uma infra-estrutura de cobrança para que não se perca pagamentos importantes.

Emita contratos e notas fiscais

Ter contratos formalizados podem ser úteis para condições extremas, como disputas legais decorrentes da cobrança de clientes.

Igualmente fazer o registro da transação comercial, como a emissão de uma nota fiscal.

Realize um ótimo pós-venda

Você acha que só é importante fazer a venda? Não mesmo! O importante é manter o bom relacionamento com seu cliente.

O pós-venda continua em contato com o cliente, compreendendo suas necessidades e dores.

Além da possibilidade de aumentar suas vendas, é um aliado contra a inadimplência porque torna o compromisso do cliente com o pagamento mais forte.

 

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Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.