Se os smartphones foram um dos principais desenvolvimentos tecnológicos do início do século 21, o desenvolvimento de residências inteligentes e eficientes programadas com tecnologia de automação residencial própria será mais um dos grandes passos do século.

Viveremos uma nova revolução tecnológica a nível global e, para isso, nada melhor do que adaptar nossas casas para nos adaptarmos o mais rápido possível ao que está por vir e desfrutar dos benefícios que a automação residencial e do que as novas tecnologias oferecem aplicado a residências.

Quer estar ciente dos benefícios que a automação residencial pode trazer para você em casa?

Embora possa parecer novo para a maioria das pessoas, na realidade, a automação residencial tem sido uma realidade nas residências mais avançadas há mais de três décadas.

É verdade que as funcionalidades que podem ser alcançadas com os sistemas de automatização ainda são bastante desconhecidas, mas no setor da construção de luxo e habitações de vanguarda, é algo bastante comum e muito procurado. E graças a esses avanços podemos nos beneficiar de serviços sincronizados que trazem uma série de vantagens para nossas vidas.

Atualmente, devido à grande proliferação de invenções relacionadas com Internet das Coisas e Smart Homes, o público médio relaciona a automação residencial com produtos inteligentes como Alexa, Amazon e Google Home. Porém, a automação residencial é outro tipo de tecnologia que poderíamos chamar de “circuito fechado dentro de casa” que vai além dos sistemas conectados à Internet e passa pelos roteador mesh

Você pode ter uma casa totalmente automatizada sem depender de uma tecnologia massiva baseada na Internet que pode levar à perda de um pouco de sua privacidade e da intimidade de sua família.

Fazer um investimento em automação residencial em casa lhe trará grandes benefícios e você notará isso na segurança, eficiência, economia, controle da vida íntima e melhoria do seu estilo de vida e dos seus. Todas essas são vantagens que você pode aproveitar com uma instalação inteligente.

O que é a automatização inteligente do lar?

A tecnologia que nos permite desfrutar de uma casa inteligente geralmente se refere a qualquer conjunto de dispositivos ou sistemas conectados a uma rede que podem ser controlados de forma independente e remota. Quando a tecnologia do lar opera dentro de um único sistema, de forma independente, também pode ser mais vagamente chamada de “casa conectada em circuito fechado”.

A automatização inteligente permite tirar partido da funcionalidade da alta tecnologia para a colocar ao serviço da eficiência e do conforto do lar. E isso é bem simples, pois hoje em dia todos nós temos Wifi em casas ou até mesmo internet móvel ilimitada que usamos com o nosso smartphone. 

Já vimos que a automação residencial pode melhorar consideravelmente nossa vida em casa, vamos especificar como.

  1. Centralização

Com a automação residencial, podemos gerenciar todos os dispositivos domésticos no mesmo local. Manter toda a tecnologia conectada por meio de uma interface é um grande passo para o gerenciamento do lar. Basta controlar, quer a partir de um ecrã táctil localizado na sua casa, quer a partir de um aplicativo no seu smartphone ou tablet, as diferentes funções e dispositivos: levantar e baixar persianas, ligar e desligar luzes, abrir persianas e toldos, ligue o sistema de irrigação, controle o circuito da câmera, preparar um ambiente de cinema, controlar o sistema térmico. Muitas funcionalidades de um único dispositivo é extremamente fácil de controlar.

  1. Flexibilidade

Os sistemas domésticos inteligentes tendem a ser mais flexíveis quando se trata de incluir novas funções, dispositivos, eletrodomésticos ou outras tecnologias. Com a opção “criação de ambientes”, pode ser gerado um conjunto de funcionalidades que nos ajudam, por exemplo, a controlar a iluminação das luzes e a abertura das persianas ao levantar-se ou a criar ambientes acolhedores quando temos uma visita em casa. Para alterar a programação ou sequência de uma cena, basta modificar os parâmetros. Também podemos programar a irrigação automática ou alterar a iluminação exterior à vontade.

  1. Segurança

Com a automação residencial, você pode ficar de olho em sua casa e mantê-la segura o tempo todo. Quando incorporamos funções de segurança e vigilância na rede doméstica inteligente, a segurança da casa aumenta, pois podemos estar presentes na vigilância e controle mesmo remotamente. Em todos os momentos podemos detectar movimento quando não deveria haver, ou receber alertas de que a porta foi destrancada quando ninguém esperava. As opções são vastas.

Os sistemas de automação residencial podem conectar detectores de movimento, câmeras de vigilância, fechaduras automáticas de portas e outras medidas de segurança tangíveis em toda a sua casa para que você possa ativá-los em um dispositivo móvel antes de dormir.

  1. Eficiência energética

Dependendo de como você usa sua tecnologia de casa inteligente, é possível tornar seu espaço mais eficiente em termos de energia. Por exemplo, você pode ter um controle mais preciso sobre o aquecimento e resfriamento de sua casa com um termostato inteligente programável que aprende suas preferências de tempo e temperatura. As luzes e persianas motorizadas podem ser programadas para alternar para o modo noturno conforme o sol se põe, ou ligar e desligar automaticamente as luzes ao entrar ou sair de uma sala, para que você nunca precise se preocupar com o desperdício de energia e ainda poupar na conta de luz.

  1. Economia

Sempre que falamos sobre os benefícios e vantagens da automação residencial em casa, não podemos esquecer um dos mais importantes, a poupança econômica e a economia de tempo.

Uma casa controlada de forma eficiente com sistema de automação residencial interna pode economizar um bom percentual dos gastos mensais, bem como do tempo gasto na manutenção e controle de cada área. Se programar o uso do aquecimento durante o dia e combiná-lo com o acendimento e apagamento automático das luzes, irrigação automática, música ambiente ou controle do circuito da câmera, verá a grande economia que isso implica.

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.