Ter móveis planejados é uma ótima forma de fazer com que o seu espaço seja melhor aproveitado, em especial quando o seu ambiente não é muito grande. Afinal de contas, tudo deve ser pensado para ocupar o exato local que você deseja.
No entanto, por mais que seja uma ótima forma de garantir que o seu espaço fique ainda mais bonito e mais bem aproveitado, a verdade é que ainda podem surgir algumas dúvidas no processo.
Levando em consideração que você pode literalmente fazer os móveis do jeito que quiser, é possível que você sinta um pouco de dificuldade para concatenar as suas ideias, a fim de deixar do jeito que você deseja.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre alguns pontos que você deve levar em consideração a fim de montar móveis planejados da forma que desejar. Confira!
Defina o que você quer
O excesso de liberdade pode dificultar bastante um processo criativo. Por isso, o primeiro passo é estabelecer alguns “limites”. Então, definir o que você quer é a primeira fase desse processo.
Por isso, pense em qual estilo você quer seguir. Prefere algo mais clássico ou tradicional? Deseja obter um visual mais moderno, ou voltado para o minimalista? Quer que os objetos sejam mais funcionais ou prezem pelo lado estético?
O ideal é avaliar a praticidade e o conforto que todos os móveis precisam obter. Por isso, pense no que cada móvel precisa oferecer. No entanto, também é preciso considerar o tamanho do espaço disponível.
De nada adianta planejar móveis se ele não fizer com que detenha o melhor aproveitando de espaço. Outra coisa a se planejar diz respeito aos cômodos que você pretende mobiliar, uma vez que esse serviço costuma ter um valor um pouco maior.
Se você tem recursos suficientes para fazer isso na casa toda, ótimo. Agora, se estiver com o orçamento limitado, defina quais são as suas prioridades. Quais cômodos exigem mais urgência? Quais você pode deixar para depois?
Realize orçamentos com todas as informações obtidas
O valor do móvel planejado varia de acordo com os detalhes que o profissional obtém do projeto que você deseja para cada cômodo, e esse é o motivo pelo qual você deve planejar muito bem o que deseja antes de procurar por um profissional.
Assim que você tem um esboço da sua ideia, se torna muito mais fácil de passar a sua mensagem ao profissional. E, assim, ele acaba por oferecer um orçamento mais preciso para o seu projeto.
No entanto, isso não quer dizer que você precisa aceitar o orçamento do primeiro profissional que contatar. Procure por lojas, fale com vendedores e sempre procure negociar.
Às vezes, se for necessário, procure lapidar ou modificar algo no seu projeto, a fim de fazer com que o custo diminua um pouco. Outro detalhe para se atentar diz respeito aos materiais e as cores que deseja aplicar no seu projeto.
Afinal de contas, a depender dessas questões, o valor pode ser maior ou menor. Por isso, não se envergonhe de perguntar ao profissional quais são os materiais que possuem melhor custo-benefício.
Defina como quer cada ambiente
Agora é hora de escolher como você quer que cada ambiente fique. No caso da cozinha, é comum que se tenham móveis mais pesados. E, se você quer praticidade, que tal solicitar ao profissional que coloque rodinhas para móveis pesados?
Dessa forma, vai fazer com que o seu ambiente se torne mais prático na hora de fazer a limpeza, por exemplo. Mas, se você ainda está com dificuldade de como quer que o seu ambiente fique, procure por inspirações na internet.
Se a sua cozinha tem formato de “L”, por que não procurar por inspirações de cozinhas que tenham o mesmo formato da sua? Ou, ainda, que tal dialogar com o prestador de serviço, para que ele possa lhe dar algumas orientações?
Afinal de contas, ele já está acostumado a fazer esse tipo de trabalho. Então, com certeza ele é capaz de lhe dar algumas dicas úteis sobre o que você pode ou não fazer no seu espaço.
Mas, ainda que você escute a posição do profissional, sempre considere se de fato tudo será útil para o seu espaço ou mesmo o quanto combina com você e com aquilo que se deseja transparecer com o espaço planejado.