O mercado de estamparias e personalização de produtos cresce mês a mês. É um segmento lucrativo com alto potencial de crescimento constante. Afinal, as estampas nunca saem de moda. 

Seja nas roupas, canecas, mochilas, relógios, ecobags, roupas de bebê, mouse pads, capinhas de celular ou em outros itens, as estampas personalizadas fazem muito sucesso. É uma moda atemporal, as pessoas nunca param de gostar.

Uma das técnicas de estamparia mais usadas atualmente é a sublimação. Esse método é prático, de baixo custo e pode ser feito por qualquer pessoa. Seja um profissional iniciante ou em grandes produções, a sublimação é eficiente. 

Os motivos para tanto sucesso são diversos. Essa técnica é ágil, precisa e entrega muita qualidade ao produto final. O melhor de tudo é que exige apenas 4 equipamentos: tinta sublimática, papel sublimático, prensa térmica e impressora de sublimação. 

Funciona da seguinte maneira. Sublimação é a transformação do estado sólido para o gasoso, sem precisar passar pelo estado líquido. É uma reação química. Mas, calma, não precisará aprender essa matéria para aplicar a sublimação na sua produção.

Na prática, a estampa é impressa no papel adequado que será colocado sob o produto. Com o auxílio da prensa térmica e o calor, o desenho será transferido para a peça.

Simples, não é mesmo? Para tantos benefícios e praticidade, os 4 equipamentos citados precisam ser de boa qualidade. Especialmente a impressora e tinta sublimática. 

Sem esses itens de boa qualidade, o trabalho pode ser redobrado, o produto final tem a qualidade e durabilidade comprometida e pior ainda, a máquina pode ser danificada. 

Então, ao fazer sublimação na estamparia, compre máquinas excelentes e ótimas tintas. Muitos acreditam que as tintas não impactam tanto e compram da mais barata. Em muitos casos, se arrependem assim que iniciam a produção. 

Entenda a importância de tintas sublimáticas de qualidade para uma sublimação eficiente.

Como tintas de baixa qualidade impactam as estampas

Com a popularidade da técnica, o mercado de produtos sublimáticos cresceu bastante. O segmento foi tomado por diversos fornecedores, fabricantes e importadores de tintas, papéis e máquinas para sublimação. 

Quando o assunto é tintas sublimáticas, cada uma dessas empresas afirma que a sua é melhor e que as concorrentes irão estragar sua impressora. Entretanto, nesse mercado, nem sempre a mais cara é a melhor.

E também, é preciso analisar com bastante cuidado qual tinta sublimática usar. Isso porque, colocar produtos de baixa qualidade na sua máquina pode acarretar uma série de problemas.

Uma tinta ruim, por exemplo, pode danificar a cabeça de impressão da impressora, prejudicando todos os outros processos. Ainda mais se conter impurezas. Outro problema causado pelas tintas de baixa qualidade é a precisão e definição das cores. 

Ou seja, impacta diretamente na qualidade final da estampa e em como o desenho ficará na peça de roupa, caneca ou qualquer outro item. Além de ficar visualmente feio, a durabilidade da peça é comprometida.

Onde comprar boas tintas sublimáticas?

Lembre-se: para ter sucesso em um negócio, é preciso chamar a atenção dos clientes e agradá-los para que eles voltem a comprar com você. Oferecendo um produto feio, que desbota e dura pouco, não terá esse retorno garantido.

As pessoas não se atraem mais pelo que é mais barato. Qualidade e bom preço andam juntos na preferência dos consumidores. Então, invista em bons equipamentos.

Como encontrar boas tintas? Afinal, dentro do potinho, todas são iguais e prometem resultados impecáveis. O ideal é procurar por marcas conhecidas, ver referências na internet e se há reclamações dos produtos.

Fazer algumas pesquisas na internet é uma ótima ferramenta. A tinta EPSON sublimação é muito conhecida no mercado, vale a pena dar uma olhada. Mas a dica mais importante é: teste!

Nas lojas, converse com os profissionais, ouça as indicações e se possível, peça algum teste de qualidade. Muitas empresas oferecem essa condição, então é uma boa alternativa também. 

Não se esqueça de investir em uma impressora sublimática de alta performance

Além das tinas, a qualidade da impressora sublimática impacta diretamente no resultado final. Existem diversos modelos e tipos desse produto no mercado. 

Para escolher qual a sua melhor alternativa, faça algumas pesquisas e conheça as características de cada modelo. Isso porque, algumas oferecem performance para produções industriais.

Outras atendem estamparias menores e podem ser mais baratas. Então, além de analisar a qualidade da máquina, é preciso entender o que ela entrega e se atende sua necessidade.

É um investimento no seu negócio que vai melhorar seus resultados. Por isso, preste bastante atenção! É importante ressaltar que o papel sublimático é extremamente importante e não pode ser substituído por outros tipos.

As folhas de sulfite, por exemplo, sugam a tinta. Se usadas na estamparia, não conseguiriam transferir a estampa com qualidade e o resultado final sairia fraco e com algumas falhas. 

Aposte nos produtos certos, de qualidade, e tenha ótimos resultados com a sublimação.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Share.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.