Em qualquer casa, pagar a conta de luz é um dever e isso leva boa parte da renda da unidade familiar. Se você quer começar a economizar, existem várias maneiras de otimizar o consumo de energia elétrica para tentar reduzir o valor gasto mensalmente. O mais simples e barato, como você provavelmente já sabe, é mudar os hábitos dos moradores da casa. Gestos tão simples como desligar a luz ao sair de uma sala, ajustar o termostato do ar condicionado ou aquecimento para uma temperatura razoável podem ajudar muito. Se você conseguir transformar todas essas melhorias em novos hábitos de sua família, verá como notará uma redução da conta de energia.

Mas esses pequenos gestos só podem ajudar até certo ponto. No artigo de hoje, veremos onde estão as economias reais na sua conta de luz.

Um pequeno investimento para uma economia considerável

Digamos que você já tenha tomado todas as medidas mais simples de economia de energia de  aplicar, mas sabe que ainda há espaço para melhorias. Você acha que sua conta de luz ainda é muito alta? Portanto, não basta apenas mudar os hábitos de consumo dos moradores de sua casa.

As ações que têm maior impacto na redução da conta de luz exigem um pequeno investimento inicial. É o caso da melhoria do isolamento da sua casa ou da instalação de painéis solares fotovoltaicos.

Essas são ações que você pode realizar separadamente ou em conjunto. Se tiver que optar por um deles, a instalação de painéis fotovoltaicos é a mais simples, já que não terá de fazer trabalhos em casa. Para otimizar o isolamento, você pode ter que trocar janelas e portas, até mesmo modificar certas paredes para incluir uma camada isolante que evita a perda de calor. Dependendo de cada caso, os trabalhos que terá de realizar podem ser bastante complexos.

No entanto, a instalação de painéis solares para autoconsumo de energia não é nada complicada. Uma vez analisadas as características da sua casa e determinada a potência e número de placas de que necessita, a instalação é muito rápida. Após aceite do orçamento, os técnicos irão até sua casa e deixarão as placas instaladas e prontas para começar a produzir energia imediatamente.

Com seus novos painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo de energia solar, você pode economizar até 80% na conta de luz.

Você não só economiza: você também vende o que sobra

O autoconsumo para economizar na conta de luz é ótimo, mas o que acontece com a energia que você produz e não consegue consumir? Muito simples: você pode obter uma compensação financeira.

A produção diária dos seus painéis solares nem sempre é constante, assim como o consumo de energia da sua casa. Haverá dias em que seus painéis solares produzirão tanta energia que sua família não a consumirá na totalidade. Não seria boa ideia  desperdiçar essa energia. Por isso, as empresas de energia elétrica permitem que você descarregue os excedentes de sua instalação de autoconsumo na rede elétrica comum. Desta forma, essa energia pode ser usada em outra casa.

A empresa contabiliza a energia que você despeja na rede, graças a um medidor bidirecional, e desconta o valor correspondente na conta de luz do mês seguinte.

Então, na realidade, a economia com autoconsumo na sua conta é o dobro: por um lado, você consome a energia que seus próprios painéis solares produzem e, por outro, obtém uma compensação financeira pela produção de energia sobrante.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Share.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.