Dinâmica de acolhida para professores: o que é e como fazer

No período de volta às aulas, os professores devem ser criativos e atenciosos com os alunos, por isso é tão importante apostar em uma dinâmica de acolhida. 

O Censo Escolar revelou que a pandemia teve um forte impacto negativo na educação básica brasileira. O rendimento dos alunos nas disciplinas foi comprometido, assim como as habilidades de socialização, já que foram muitos meses estudando em casa pelo ensino remoto. 

Crianças que não se viam há muito tempo voltaram a conviver na escola. E, para favorecer o relacionamento entre os alunos, muitos professores apostam em dinâmicas de acolhimento. 

Neste artigo, você vai entender melhor o que significa dinâmica de acolhida e qual a sua importância para as crianças. Além disso, terá acesso a algumas ideias de atividades.

O que é uma dinâmica de acolhida?

Existem muitos tipos de dinâmicas para alunos, como é o caso daquelas que visam o acolhimento das crianças no ambiente escolar. 

A dinâmica de acolhida, geralmente realizada no primeiro dia de aula ou na primeira semana, tem como objetivo recepcionar os alunos e prepará-los para o semestre que será iniciado. 

Em suma, ​​esse tipo de atividade é considerado relevante porque ajuda a fazer novas amizades, facilita a retomada de contato entre as crianças e ajuda a turma a se adaptar à rotina de estudos. 

As dinâmicas de acolhimento são responsáveis por desenvolver as competências socioemocionais, que, por sua vez, estão presentes na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Como fazer dinâmica de acolhida

Após o período de férias, os alunos voltam para a escola ainda em estado de relaxamento. Então, é preciso fazer alguma coisa para que eles possam se entrosar e iniciar as atividades do semestre com mais energia e vontade. É nesse momento que entra em cena a dinâmica de acolhida. 

As atividades se preocupam em conectar os movimentos do corpo com o desenvolvimento cognitivo. Portanto, são responsáveis por humanizar o processo de aprendizagem, melhorar a atenção e contribuir com a socialização. 

Veja, a seguir, algumas ideias de dinâmica de acolhida para professores:

1 – Não deixe o balão cair

O professor dará um sinal para que os alunos iniciem a brincadeira. Eles devem jogar balões para cima e mantê-los no ar. Logo, o desafio é manter todas as bexigas suspensas a maior parte do tempo, a partir de um trabalho em equipe. 

2 – Fotografia antiga

Os alunos devem escolher uma fotografia antiga e levá-la para a escola. A professora, por sua vez, precisa pegar todas as imagens, misturá-las e entregá-las para a turma. O desafio consiste em reconhecer quem é a pessoa da foto.  

Essa atividade é interessante para reconhecer a passagem do tempo e as mudanças na aparência. Além disso, também serve de exercício para o professor guardar os nomes dos alunos.

3 – Volta ao mundo

Nesta dinâmica, cada aluno deve pensar em um país e definir três pistas sobre essa nação. Culinária, cultura e pontos turísticos são algumas sugestões. Em seguida, os colegas tentam adivinhar o nome do país, com base nas pistas fornecidas. 

4 – Elogios

É sempre positivo ensinar as crianças a expressar sentimentos. Nesta dinâmica, cada aluno deve fixar uma folha nas suas costas com fita crepe. Assim, as crianças vão escrever elogios e qualidades nas costas dos colegas. E, para tornar a atmosfera mais agradável, vale a pena colocar uma música ambiente. 

5 – Crachás

Coloque, dentro de uma caixa de sapato, crachás com os nomes de todos os alunos da turma. Em seguida, peça para que cada criança pegue um chachá. Ela terá que falar um pouco sobre o coleguinha sorteado.

6 – Tour pela escola

Quando a turma tem muitos alunos novos que ainda não conhecem a escola, o professor pode organizar um tour pela unidade escolar. Assim, vale a pena apresentar as salas, laboratórios, quadras, horta, biblioteca, entre outros espaços que podem ser frequentados. 

7 – Meu colega

Uma das missões do acolhimento é estabelecer laços entre os alunos, por isso vale a pena apostar em uma dinâmica com perguntas para quebrar o gelo. 

Logo, separe os alunos em duplas e peça para que eles façam perguntas uns aos outros. Para facilitar essa interação, o educador pode fornecer papéis com algumas perguntas prontas para sortear. A ideia é que eles possam compartilhar seus gostos e preferências sobre diversos temas

8 – Roda de conversa

Para que todos possam compartilhar acontecimentos e sentimentos, organize uma roda de conversa. O tema pode ser o que aconteceu de interessante, curioso ou especial nas férias, por exemplo. 

9 – Auto-retrato

Para finalizar a lista de dinâmicas de acolhimento, peça para que cada aluno produza o seu próprio auto-retrato. O desenho deve ter pelo menos uma característica pessoal marcante na aparência. 

Depois, o professor deve recolher os desenhos e distribuí-los aleatoriamente para a turma, de modo que cada criança não receba o seu próprio desenho. Então, os alunos são estimulados a adivinhar quem foi retratado em cada folha. 

Conclusão

Em síntese, é fundamental que os alunos percebam que houve um preparo dos professores para recebê-los em sala de aula. Logo, um ambiente de acolhida não tem apenas dinâmicas, mas também mensagens de boas-vindas e uma decoração especial. 

Por fim, ao realizar uma dinâmica de acolhida, você torna o ambiente escolar mais receptivo e divertido. Além disso, aumenta o interesse dos alunos em participar das atividades do semestre.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.