Marketing para escola de idiomas tornou-se essencial para conquistar e manter alunos nos dias atuais. 

Afinal, é essencial para a escola demonstrar seus valores, bem como atrair novos alunos, demonstrando seu diferencial em relação a outros estabelecimentos. 

Além disso, escolas de idiomas também competem com cursos online, nos quais o aluno não precisa se deslocar fisicamente até a escola. O que não faltam são ofertas desses cursos pela internet. 

Então, como o marketing para escola de idiomas deve ser realizado? O que deve ser considerado? São sobre esses itens que falaremos, confira! 

Saiba quem é seu público-alvo 

Toda ação de marketing, seja ela tradicional ou de marketing digital, precisa saber para quem aquela ação é direcionada. Ou seja, quem é o público-alvo. 

Com o marketing para escola de idiomas, isso não é diferente. Afinal, quando se faz uma ação publicitária online, caso o público seja adolescentes, a linguagem e a estrutura deve ter uma forma diferente que se fosse para a terceira idade, por exemplo. 

De fato, saber quem é seu público-alvo aumenta consideravelmente as chances das ações de marketing serem bem-sucedidas. 

Outro exemplo, se sua escola de idioma pretende atrair mais alunos do bairro, pouco adianta focar exclusivamente em uma campanha online. O ideal é formar parcerias com restaurantes do bairro ou espalhar panfletos nos prédios, para que os moradores saibam mais sobre essa escola. 

Assim, definir quem é seu público-alvo é a primeira ação para o marketing voltado para escola de idiomas. 

Invista nas publicações em redes sociais 

Atualmente, Facebook e Instagram movimentam gigantes números de visitantes. Portanto, se você cuidar das redes sociais da sua escola, há grande chance de que alcance novos alunos por ali. 

Mas, como devem ser as publicações em redes sociais? Aí, entra o chamado marketing de conteúdo. 

O marketing de conteúdo é focado em divulgar informações relacionadas ao seu negócio, por exemplo, de interesse do público. 

Quer um exemplo? Uma escola de idiomas pode postar fatos interessantes sobre a culinária de diferentes países. No caso do Francês, por exemplo, por que não postar informações sobre a tradicional e famosa culinária francesa? 

Dessa forma, quem já tem interesse no assunto pode se animar em matricular-se em um curso de francês, buscando, quem sabe, uma formação nessa área. 

Além disso, o marketing de conteúdo pode mostrar assuntos diretamente relacionados ao estudo do idioma. 

No caso do inglês, por exemplo, que tal uma publicação divertida sobre falsos cognatos, que são expressões ou palavras que parecem uma coisa em Português, mas são outra em Inglês. 

Outro fator importante é ser bastante engajado nas redes sociais e responder às dúvidas e comentários de seguidores. Afinal, seguidores podem representar leads, que são os contratos fechados originários de publicações. 

Marketing compartilhado 

Co-marketing, ou marketing compartilhado, são estratégias que parcerias, em que um outro estabelecimento faz o marketing do seu. 

Quer um exemplo? Uma escola de idiomas pode ter uma parceria com uma escola particular de ensino fundamental, por exemplo. Alunos que vieram daquela escola, além de um desconto, podem ganhar outros brindes e vantagens. 

Isso vale também para empresas, que podem ter parcerias com as escolas de idiomas, não só buscando descontos, mas aulas de francês específicas voltadas para business, por exemplo. 

Fidelize seus alunos 

Lembra quando falamos que hoje há muitas ofertas de escolas de idiomas? E ainda ofertas para cursos online? Então, o que você precisa é, além de conseguir novos alunos, fidelizar os que já tem. 

Fidelizar significar cuidar dos alunos atuais para que eles não busquem outra escola. Portanto, faça eventos, dê descontos e faça com que os seus alunos atuais se sintam queridos, permanecendo na sua escola de idiomas. 

Planos de fidelidade também são sempre boas opções. Nele, o aluno poderá ganhar, por exemplo, descontos progressivos caso permaneça por um número específico de meses e cada vez mais. 

Outra opção é fazer uma parceria com uma agência de viagens. Os alunos que cumprirem todo o curso de idiomas, ao final, podem ganhar um belo desconto na passagem ou ganhar o seguro viagem para algum lugar específico, por exemplo. 

Essas são só algumas ideias de fidelização dos alunos, que todo gestor de escola de idiomas deve aplicar em seu estabelecimento. 

Analise seus resultados antes e depois

Para saber onde se quer chegar, é essencial analisar o caminho que está sendo percorrido. 

Dessa forma, analisar os resultados do marketing e como isso vem resultado para sua escola de idiomas é essencial. 

De fato, o marketing para escola de idiomas precisa estabelecer um panorama, de como andam as coisas, tais como número de alunos matriculados, o quanto se espera crescer, número de alunos perdidos, para saber para onde direcionar as ações. 

Além disso, é importante verificar os resultados das redes sociais e do site: há bastante visita no site? Ele é bem ranqueado no Google ou ninguém acha o site com facilidade? 

Após um período específico no qual ações foram aplicadas, como foi o resultado? Houve diferença nos números? E agora, o que pode ser feito?

Tendo esse panorama e esse direcionamento, o marketing para escola de idiomas certamente trará resultados positivos para o estabelecimento! 

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Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.