Contagem de calorias: dicas para saber quanto consumir no dia a dia

A caloria é o tanto de energia que um alimento ingerido fornece ao corpo humano, para seu total funcionamento. Para contar a caloria de um determinado alimento deve-se primeiro ler o rótulo nas embalagens dos produtos, vendo a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras, e calcular os valores. Como no exemplo:

  • 1g de proteína: equivale a 4 calorias.
  • 1g de gordura: equivale a 9 calorias.
  • 1g de carboidratos: equivale a 4 calorias.

Na alimentação possui outros elementos como água, vitaminas e minerais, fibras que não tem um valor de energia calórica,  portanto não entram nesse cálculo. Sendo importantes para outros processos que o organismo necessita. Veja as quantidades de calorias de alguns legumes e frutas:

  • Abobrinha = 17 kcal;
  • Pimentão = 27 kcal;
  • Pepino = 16 kcal;
  • Cogumelo = 27 kcal;
  • Batata = 77 kcal;
  • Cenoura = 41 kcal;
  • Beringela = 25 kcal;
  • Tomate = 18 kcal;
  • Couve-flor = 25 kcal.

Quantas calorias devo consumir por dia?

Para saber a contagem de calorias a ser consumidas no dia a dia é preciso estabelecer qual o seu objetivo: ganhar massa muscular, perder peso ou engordar. Alguns outros cálculos também são importantes para se chegar no resultado, como peso atual, altura, idade e gênero. A forma para calcular a caloria ingerida no dia é através de um método direto, que é feito da seguinte maneira:

  • Ganho de massa: multiplique 30 ou 35 pelo atual peso.
  • Ganho de peso: multiplique 20 ou 25 pelo atual peso.
  • Perda de peso: multiplique 15 ou 20 pelo atual peso.

Ou seja, uma pessoa que pesa 60kg e quer ganhar massa muscular deve multiplicar 30 x 60 ou 35 x 60, podendo ingerir de 1800 a 2100 calorias por dia para chegar neste objetivo. O resultado pode sofrer variações em pessoas com algum tipo de doença ou que estejam em leitos de hospitais. Por isso é importante levar uma vida de maneira mais saudável possível para se ter um resultado esperado. Pensando nisso, vamos dar dicas de como comer saudável, adotando alguns hábitos:

  • Mantenha seu corpo hidratado para melhor funcionamento do organismo;
  • Tenha uma vida mais ativa, pratique exercícios físicos, como andar de bicicleta, fazer caminhadas de 30 a 60 minutos intervaladas de pequenas corridas, lutas de todos os tipos;
  • Visite seu médico e faça exames regularmente;
  • Coma comida de verdade, cozinhe, faça marmitas saudáveis para semana e congele;
  • Tenha um hobby nas horas livres como leitura, ir ao cinema, jantar fora, conectar-se a natureza, adotar um pet;
  • Esteja sempre perto de pessoas especiais.

Contagem de calorias dos alimentos

Como vimos anteriormente a contagem de calorias de alguns alimentos menos calóricos vamos ver a calorias de outros tipos de alimentos. Para esse cálculo deve-se multiplicar a quantidade total de gorduras por 9, as gramas de proteínas por 4 e a quantidade de carboidrato por 4. 

Exemplo: Como saber o valor calórico de um saco de balas de chocolate com 200g? Para isso, deve-se saber quantas proteínas, carboidratos e gorduras se tem na sua composição através da leitura do rótulo na embalagem.

  • 30,6g de carboidratos x 4 (cada carboidrato tem 4 calorias) = 122,4
  • 14,10g de proteína x 4 (cada proteína possui 4 calorias) = 56,4
  • 41,8g de gordura x 4 (cada gordura possui 4 calorias) = 167,2

Somando esses valores o total é de 346 calorias em um pacote de balas de chocolate de 200  gramas. Veja as calorias de alimentos com 200 gramas de quantidade com maior consumo no dia a dia pelas pessoas:

  • Pão de sal/francês = 303 kcal
  • Suco de laranja = 45 kcal
  • Iogurte = 55 kcal
  • Leite desnatado = 402 kcal
  • Arroz = 150 kcal
  • Pipoca = 398 kcal
  • Ovo frito = 255 kcal
  • Abacate = 106 kcal
  • Banana = 117 kcal

O consumo de calorias do dia a dia vai depender do tipo de alimento ingerido, frutas, legumes, carnes magras e leites tem possuem um valor calórico diferente de alimentos industrializados  e processados como lanches, frituras, refrigerantes, fast foods.

Contudo, o consumo calórico deve se a seu objetivo, seja perda de peso ou uma alimentação mais saudável, e através do cálculo das quantidades escritas no rótulo da embalagem saberá o valor exato das calorias ingeridas.

Este artigo te ajudou a saber mais da contagem de calorias e seus elementos de composição? Esperamos que sim. Compartilhe com os demais que também se interessam pelo assunto. Até a próxima!

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