Como lidar com crises de Abstinência

A abstinência é o seu corpo se ajustando a não ingerir álcool ou outras drogas após um período de uso contínuo. A maioria das pessoas apresenta apenas sintomas leves de abstinência, que passam em poucos dias. Mas se você usa muito ou há algum tempo, pode sentir mais sintomas desconfortáveis, que podem durar até duas semanas. Se você passa por essa situação ou conhece alguém que passa por isso, nesse artigo vamos te mostrar como lidar com crises de abstinência.

A abstinência de substância é o desenvolvimento de uma mudança comportamental mal-adaptativa específica de substâncias viciantes. Normalmente, quem passa por isso experimenta consequências fisiológicas e cognitivas desconfortáveis, que resultam em uma redução no uso pesado e prolongado de substâncias. 

A abstinência ocorre devido à produção de neurotransmissores pelo cérebro sendo suprimida de substâncias viciantes. As drogas, incluindo o álcool, são depressores. Isso significa que as substâncias reduzem a funcionalidade e a atividade nervosa dentro do cérebro. Quando a substância deixa de ser usada, a mente se recupera, produzindo uma onda de adrenalina que causa sintomas de abstinência. Por isso é importante aprender a como lidar com crises de abstinencia.

Cada droga é diferente e cada pessoa é diferente. Assim, cada experiência com a abstinência é personalizada para o indivíduo que escolhe usar a substância. Mas podemos listar os sintomas mais comuns, para você saber como lidar com crises de abstinencia da melhor forma.

  • Lacrimação, e espirros
  • Afrontamentos e sudorese
  • Desejo
  • Ansiedade, inquietação e irritabilidade
  • Sono perturbado
  • Sintomas do trato gastrointestinal (por exemplo, anorexia, dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia)
  • Dores e dores musculares, ósseas e articulares, dor de cabeça, cãibras musculares
  • Tremor.

Esses sintomas são mais comuns entre os adultos e geralmente são vistos predominantemente dentro de oito horas após o último uso e podem ocorrer dias depois.

Agora que você já sabe alguns dos principais sintomas desse problema, vamos ver como lidar com crises de abstinencia.

Como lidar com crises de abstinencia

Embora os sintomas de abstinência possam variar de acordo com cada pessoa e também de acordo com a substância que foi utilizada, essas dicas o ajudarão a controlar quaisquer sintomas de abstinência que você sentir.

Crie um ambiente onde você possa gerenciar os sintomas de abstinência  

Quanto mais substâncias você usa, mais difícil é prever os sintomas de abstinência que provavelmente terá.

Os sintomas de abstinência são geralmente mais elevados entre dois e quatro dias desde a última vez que você usou. Alguns sintomas, como mau humor, sono insatisfatório e sensação de cansaço, podem durar algumas semanas. 

Algumas pessoas acham que os remédios naturais disponíveis nas farmácias, como magnésio, melatonina, vitaminas B e valeriana, ajudam a dormir e a controlar o desconforto. 

Você pode pensar nas seguintes coisas que podem te ajudar:

  • O que você dirá às pessoas com quem está morando?
  • Como você pode ficar longe de pessoas que usam álcool e outras drogas?
  • Como você pode se sentir mais confortável se tiver sintomas de abstinência desagradáveis?
  • Com quem você pode falar para obter suporte?

Lidando com os desejos de usar drogas

É bem provável que você sinta desejo de usar drogas ou consumir álcool durante as crises de abstinência na tentativa de aliviar os sintomas dessa situação. Por isso, faça o seguinte para lidar melhor com os desejos durante o dia:

  • Planeje seu dia. É mais fácil controlar os desejos quando você sabe que logo fará algo diferente.
  • Atrase a tomada de decisão sobre usar ou não por alguns minutos.
  • Distraia-se. Atividades como cantar tornam mais difícil para o cérebro se concentrar nos desejos.

Além das coisas listadas anteriormente, tente respirar mais devagar. Os desejos aumentam seu corpo e respirar lentamente o acalma, sinalizando para o seu corpo que não há perigo. 

Planeje seu dia para que você possa dormir melhor à noite

O sono interrompido é normal durante a recuperação. Experimente estas coisas para ajudá-lo a dormir melhor à noite:

  • Seja fisicamente ativo durante o dia.
  • Reserve uma hora para relaxar antes de dormir, fazendo atividades simples, como lavar a louça.
  • Levante-se na mesma hora todas as manhãs.
  • Evite cochilar durante o dia.
  • Escreva o que está em sua mente para evitar que esses pensamentos te incomodem durante a noite.
  • Evite café, cafeína, bebidas energéticas e cigarros antes de dormir.
  • Experimente tomar bebidas quentes como chá de camomila ou leite quente, que podem ajudá-lo a relaxar.
  • Coloque um cobertor extra na cama. Você pode facilmente puxá-lo por cima de você se sentir frio ou tirá-lo se sentir calor.

Depois que a pessoa para de usar drogas ou consumir álcool, os sintomas de abstinência costumam durar algumas semanas. A assistência médica durante a desintoxicação é vital no processo de recuperação.

Agora que você aprendeu algumas dicas de como lidar com crises de abstinência, pode colocá-las em prática caso esteja passando por essa situação. Além disso, acessando o  blog Viver Sem Drogas você vai encontrar muita ajuda para ter uma melhor recuperação e se livrar totalmente das drogas.

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