A criatividade é a habilidade de pensamento mais difícil de adquirir, e também a mais procurada e valorizada em nossa sociedade. 

Como todos sabem, a criatividade é uma habilidade valorizada em várias áreas da nossa vida, como música, diversão, tecnologia e outros aspectos do nosso cotidiano. Apreciamos e aguardamos com expectativa sinais de criatividade de nossos alunos, pois enriquece a sua compreensão sobre o mundo e pode tornar a vida deles mais fácil na fase adulta.

A criatividade começa sempre com a imaginação do que pode ser possível de ser feito. A história mostra que as invenções mais fascinantes só foram concebidas através da criatividade.

Vejamos como estimular a criatividade dos alunos na sala de aula.

Como estimular corretamente a criatividade na sala de aula

Os professores devem projetar experiências de aprendizagem para que possam planejar e enquadrar o currículo, e fornecer ferramentas que dêem aos alunos opções, voz e escolha para que possam ser criativos.

Há hábitos que professores bem sucedidos fazem para criar mais criatividade em seus alunos.

Estimule aprendizagem criativa

A aprendizagem criativa é o processo de ensino e aprendizagem que permite aos estudantes explorar sua criatividade de formas significativas, interessantes e válidas.

Vamos citar um exemplo de aprendizagem criativa.

Os alunos da quinta série são apresentados com uma amostra de rochas. Eles devem criar testes para determinar que tipo de rochas eles têm com base nas definições que estudaram. Os alunos descobrem seus próprios métodos para distinguir a cor e a forma.

A cada semana, alunos da terceira série precisam criar um livro com uma pesquisa sobre o significado e origem dos nomes de adultos de sua família.

O aluno pode preencher as páginas com significado e também com um desenho de cada adulto. 

Valorize a criatividade dos alunos

Um bom professor deve sempre valorizar a criatividade, celebrá-la e recompensá-la. 

Por exemplo, um aluno da quinta série, que acabou de aprender sobre formas geométricas, o professor os leva para fora e dá a cada aluno um giz de calçada. 

O professor lhes dirá para desenhar formas geométricas em algo que eles amem. 

Eles vão querer mostrar a todos seus cães geométricos, robôs e dragões, e depois explicar a toda a classe por que eles gostaram deles.

Deixe a criatividade fluir naturalmente, você certamente se surpreenderá com o resultado. 

Ensine outras habilidades

Ensine os estudantes que outras habilidades devem ser aprendidas para que possam aproveitar todo seu potencial criativo.

Um professor está lecionando sobre o conceito de congelamento. Então, o professor faz uma pergunta: “Será que, de todos os materiais, apenas a água congela?” As crianças terão a opção de dizer “sim” ou “não” para esta pergunta. 

Então, os estudantes recebem uma lista de experimentos para realizar em casa, e assim, ver se congelam: água, suco, vinagre, cola, limpador de vidros, pasta de dente e papel, e utilizar esses materiais no congelador de casa. 

No dia seguinte, eles discutem suas descobertas e têm conversas interessantes sobre o porquê do papel ser tão rígido e o vinagre não congelar.

As discussões iniciais entre os estudantes sobre o que poderia congelar promovem as habilidades de defender ideias e fazer concessões. Eles também podem se reunir em grupo e dividir tarefas.

A discussão posterior encoraja o raciocínio dedutivo e a escuta ativa.

Não dê limites para criatividade

Eliminar as restrições à criatividade e proporcionar aos estudantes o espaço e a estrutura dentro da qual eles podem ser criativos.

Uma turma da sexta série está fazendo um projeto de fantasias de dia das bruxas.

Para poder usar os figurinos para a escola, os alunos têm que escrever uma peça que incorpora cada um de seus personagens em um enredo e depois apresentar a peça.

Por exemplo, eles têm que descobrir como um refrigerante gigante pode interagir com um super-herói. Faça com que eles criem uma narrativa. Os estudantes adoram o desafio.

Conclusão

Imaginação e criatividade são os traços que alimentam o futuro.

Ambos servem para inspirar estudantes e devem ser integrados em todas as partes do aprendizado. Ao planejar e projetar o aprendizado para os estudantes, isto nós sabemos: é mais importante ensinar aos estudantes como pensar do que ensinar-lhes o que devem pensar.

Saiba mais: Como É Feita A Ressonância Magnética? 

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Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.