Você já deve ter entrado em contato com alguma empresa e automaticamente suas perguntas foram sendo respondidas e seu atendimento foi sendo direcionado para seu objetivo, ao procurar aquela organização. Esse sistema de atendimento automatizado é chamado de ChatBot.
Em um mundo cada vez mais automatizado e que requer cada vez mais agilidade em tudo, os ChatBots têm ganhado muito espaço. Os ChatBots podem ser utilizados em sites e outros aplicativos.
Mas é no WhatsApp e nos aplicativos modificados como o WhatsApp GB oficial que eles têm ganhado espaço, já que a utilização do aplicativo de mensagens para atendimento comercial só tem crescido.
Não é por acaso que a maioria dos consumidores e empresas possui como forma mínima de comunicação o WhatsApp, tornando-o uma ferramenta valiosa na hora de se comunicar com o cliente.
WhatsApp deixou de ser algo para trocar mensagens sem proprósito e passou a ser veículo de operacionalização de uma estratégia de Marketing Digital.
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Mas afinal o que é um ChatBot?
Um ChatBot é um sistema que é emula um díalogo com outra pessoa de uma forma automática. Criados através de Inteligência Artificial, a ferramenta é capaz de agilizar a tomada de decisão do cliente, reduzindo custos desnecessários no processo de venda online.
Chatbots ficaram tão populares que não só empresas privadas, mas também as públicas estão adotando essa via para atender demandas da sociedade.
Bots para WhatsApp
Os ChatsBots começaram a ser usados no WhatsApp recentemente, mas vêm ganhando popularidade. Com o atendimento automatizado por meio do aplicativo de mensagens cliente e empresa ganham na agilidade.
Os bots funcionam através de perguntas já programas, conduzindo o potencial cliente dentro de um funil de vendas, sempre que haja a necessidade de uma pessoa conversar “cara a cara”.
Isso é possível por meio de um software específico para o WhatsApp. E o robô “adivinha” o que você quer pela prática de Machine Learning.
Machine Learning, em português significa Aprendizagem de Máquina, ensina computadores a analisar e classificar padrões de dados e assim fazer previsões. Basicamente, envolve uma programação de sistemas, que assimilam dados e classificam informações, com caracterização da aprendizagem, para em seguida apresentar previsões e estimativas.
Lendo assim parece extremamente complexo. Mas hoje há diversas plataformas que ofertam uma criação de ChatBots prontos, para você usar em sua conta comercial do WhatsApp.
Criando ChatBots para seu WhatsApp comercial
Para criar um ChatBots para seus WhatsApp aplicativos para marketing digital, primeiramente você deve ter o WhatsApp Business API. Application Programming Interface significa interface de programação de aplicação.Este aplicativo foi lançado em 2018, logo após o lançamento do Business, justamente para facilitar a comunicação entre cliente e empresa.
Por isso, para ter seu Bot para o WhatsApp, faço o download deste aplicativo. Você precisa fornecer o nome da empresa, URL do site, nome e informações do representante da organização. Depois disso, o aplicativo revisa e aprova sua inscrição.
É importante, antes mesmo de procurar um criador para seu ChatBot, você pensar na estratégia de comunicação com seu cliente. Você precisa pensar em um diálogo assertivo, que entregue exatamente o que o cliente quer. Para isso precisa pensar em perguntas e respostas intuitivas do bot.
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Além de pensar em um diálogo intuitivo, é legal pensar em um diálogo humanizado. Algo que crie uma aproximação do cliente. Atualmente a experiência do cliente é importante em qualquer meio de comunicação e atendimento.
Por isso é tão importante criar uma boa estratégia de comunicação também no WhatsApp, porque no final, isso vai ser uma boa estratégia de marketing também.
Redução de custos
Além de todas as vantagens de um ChatBot para WhatsApp, no que diz respeito ao relacionamento com o cliente, este tipo de sistema permite também uma redução de custos para o empresário.
Otimiza o atendimento, poupando tempo de colaboradores, que poderiam estar em outras funções. Além de que esta comunicação por meio do WhatsApp não oferece custos, como em ligações, por exemplo.
Conclusão
Agora que você sabe o que significa um Chatbot para WhatsApp, como funciona e seus benefícios, não deixe de implementá-lo em sua estratégia de negócios.
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