A tecnologia presente nos automóveis está cada dia mais parecida com a que estávamos acostumados a ver nos filmes.

Travas e vidros elétricos, câmbio automático, câmera de ré, controle de som no volante, bluetooth, sensor de distância, assistência para estacionamento, acionamento automático dos faróis e outras funcionalidades que poderiam ser consideradas futuristas há 20 anos atrás, hoje são consideradas “comuns” em carros novos disponíveis para compra, mas, o que será que está sendo capaz de surpreender os motoristas de hoje? E o que vai causar frisson no futuro?

Abaixo, listamos as tecnologias que ainda podem te surpreender nos veículos novos:

Partida sem chave

Através da inteligência artificial, o carro pode ser aberto ou ligado, tanto pela digital quanto por comando de voz, senha ou retina do motorista.

Outro método, conforme notícias de tecnologia, é a partida por botão, parecida com os sistemas de travas automáticas, com a diferença que ao apertar o botão o carro também poderá ser ligado à distância, para ganhar alguns segundos livres a mais e já entrar no carro dirigindo.

Assistentes Virtuais

O sistema de assistência virtual não é algo novo, mas só agora está funcionando de forma que seja realmente útil para as pessoas.

Já é possível integrar o veículo com assistentes como Alexa para ativar o GPS, tocar uma música, ter informações sobre o tempo ou sobre a rota e ouvir notícias enquanto dirige.

A BMW, a Mercedes Benz e a General Motors também lançaram sistemas de reconhecimento de voz.

Também está em desenvolvimento a integração com drives thru onde será possível pedir o lanche antes de chegar e passar apenas para fazer a retirada.

Monitoramento de pressão dos pneus 

Indica no painel a situação da pressão nos pneus, auxiliando o motorista a prolongar sua vida útil, economizar gasolina e evitar acidentes.

Carros Elétricos

Os carros elétricos já são uma realidade, só não são ainda, populares.

Já há, inclusive, cidades que utilizam ônibus elétricos em suas frotas municipais.

Bem mais econômicos e bem menos poluentes, os carros elétricos são pura tecnologia e ainda se destacam por ser extremamente silenciosos.

Proteção antissono

Um dos mais novos sistemas tecnológicos de proteção antissono são bancos que vibram, aquecem ou se refrigeram para causar desconforto térmico rápido e despertar o motorista. A invenção foi desenvolvida pela Marcopolo, em parceria com o Centro Multidisciplinar de Sonolência e Acidentes (CEMSA) e a Woodbridge.

Carros autônomos 

Os carros autônomos já estão em fase de produção e teste e só não se tornaram uma realidade nas ruas das cidades (ainda) por falta de regulamentação que permita que isso aconteça.

Questões de responsabilidade ainda são muito analisadas para determinar de quem é a culpa caso ocorra um acidente causado por um carro autônomo – do proprietário, do “condutor” ou do fabricante?

Para-sol inteligente

A Bosch desenvolveu um sistema que percebe quando o motorista está “apertando” os olhos por causa do desconforto da incidência de luz direta no rosto e escurece apenas aquela região do vidro, para que a direção fique mais confortável e segura.

Conclusão

Sabemos que é questão de tempo para os carros voarem, dirigirem sozinhos e se bobear, caberem em uma mochila.

Exageros à parte, as tecnologias estão avançando a pontos que há 50 anos seriam impensáveis, como algumas coisas ainda são.

Como você se sente com isso? Ansioso pelos novos veículos futuristas ou gostaria que as máquinas continuassem mais simples e menos inteligentes?

Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhar!

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.