O Dia do Voluntariado: Importância e Benefícios

O Dia do Voluntariado, que rola todo dia 5 de dezembro, é um momento bacana pra gente pensar na solidariedade. Ela não só impacta quem recebe ajuda, mas também transforma a vida de quem dedica seu tempo a causas sociais.

O que o voluntariado traz pra gente?

Renata Caveari, que é professora de Psicologia no Centro Universitário Afya em Itaperuna, explica que fazer um ato de bondade vai muito além de um simples gesto. “Voluntariar-se dá um propósito e cria laços que são bons pra quem recebe e mudam quem oferece ajuda”, comenta.

Quando a gente se envolve com causas sociais, a percepção da realidade se amplia. Criamos mais empatia e um sentido de pertencimento. “Essas ações ajudam a ver o mundo de forma mais humana e têm um efeito positivo na nossa saúde mental”, acrescenta Renata.

A importância das trocas nas ações solidárias

Um estudo da American Psychological Association (APA) revelou que participar de atividades voluntárias ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. E não para por aí! Também dá um propósito e significado à vida, melhora a autoestima e o bem-estar emocional. Esses benefícios vêm das trocas que fazemos nas ações solidárias.

Em nossas relações, não trocamos só coisas materiais. Trocamos também “bens sociais”, como amor, informação e até status. “Quando se troca, minimizamos custos e maximizamos recompensas. Isso nos fortalece e ajuda na nossa transformação pessoal”, afirma Renata.

Além disso, as pequenas ações voluntárias que rolam no fim do ano podem aliviar a tensão acumulada. “Esse tempo do ano faz a gente refletir. O voluntariado ajuda a dar um novo significado a esse momento”, finaliza Renata.

Benefícios do voluntariado para a saúde mental

Fazer trabalho voluntário traz várias vantagens para a saúde mental. Isso impacta tanto nossos sentimentos individuais como também nossas relações com os outros. Aqui estão quatro benefícios que essa prática pode trazer pro nosso equilíbrio psicológico e emocional.

1. Redução do Estresse

Estar envolvido em atividades voluntárias traz emoções positivas e diminui a ativação do corpo ligada ao estresse. Assim, a gente acaba sentindo uma calma maior e fica menos ansioso.

2. Aumento da Autoestima

Quando a gente se sente útil e contribui pra algo maior que nós mesmos, essa sensação gera autoconfiança. Isso melhora a forma como vemos nosso valor pessoal.

3. Fortalecimento de Vínculos Sociais

Participar de projetos em grupo amplia as redes de apoio e combate o isolamento, que é muito comum no final do ano. A convivência com outras pessoas ajuda a criar laços e novas amizades.

4. Maior Equilíbrio Emocional

Ajudar o próximo faz com que a gente olhe menos pra si e mais pros outros. Isso nos ajuda a ter uma visão mais solidária e menos centrada. O resultado é um humor melhor e mais estabilidade emocional.

Conclusão

O Dia do Voluntariado é mais que uma data. Ele é uma oportunidade de refletir sobre a importância de doar um pouco do nosso tempo e habilidades para ajudar os outros. Os benefícios são para quem recebe, mas também para quem dá. Em tempos muitas vezes difíceis, o voluntariado é um ato de amor e cuidado que pode transformar vidas.

Por isso, que tal aproveitar essa data para se envolver em alguma ação solidária? Pode ser contribuindo com seu tempo, habilidades ou até fazendo uma doação. Cada pequena ação conta e, juntos, podemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Vamos nessa?

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.