Os óculos de sol que você acabou de comprar pode parecer muito legal, mas guarde-o para selfies se eles não estiverem filtrando os nocivos raios ultravioleta (UV) do sol.

Afinal, nem todos os óculos de sol são apropriados para proteger seus olhos. Essa proteção diminui o risco de várias doenças oculares e seus tratamentos, como a catarata.

Em particular, os óculos de sol mais antigos podem não ser tão eficazes quanto você pensa. A maioria dos óculos de sol hoje tem proteção UV embutida na lente em vez de revestida, e a maioria das marcas renomadas lista proteção UV em seus rótulos. Procure um rótulo que diz “100% de proteção contra UVA e UVB” ou “100% de proteção contra UV 400”.

Se você não tiver certeza sobre seus óculos de sol – ou aqueles pares divertidos que você comprou online para as crianças – basta levá-los a uma loja de ótica onde eles podem ser testados em um fotômetro. A maioria dos oftalmologistas os testam gratuitamente e leva menos de 30 segundos.

Você precisa saber

Os óculos escuros, que não bloqueiam os raios nocivos, reduzem sua necessidade de apertar os olhos na luz forte, forçando mais a sua vista e não protegendo ela.

Quando você coloca um par de óculos escuros, suas pupilas se abrem e permitem muito mais luz em seus olhos do que se você não usasse esses óculos de sol.

Portanto, embora eles possam filtrar a luz ambiente e o brilho, essa exposição adicional aos raios ultravioleta aumenta o risco de uma futura cirurgia de catarata, degeneração macular e até mesmo desenvolvimento de melanoma ocular – um câncer raro.

A polarização não tem nada a ver com a absorção de luz ultravioleta, mas muitas lentes polarizadas agora são combinadas com uma substância bloqueadora de ultravioleta. Verifique a etiqueta para se certificar de que as lentes oferecem proteção UV máxima. O mesmo se aplica à cor e tonalidade da lente, escuridão da lente e revestimento do espelho.

Se você passa muito tempo ao ar livre, especialmente perto da água, considere óculos de sol envolventes que protegem dos raios ultravioleta que entram pelas laterais. Este design também irá parar o vento que seca seus olhos. Eles não precisam ser caros. Eles apenas precisam se encaixar bem – e, claro, você deve mantê-los enquanto estiver ao sol. Isso também vale para crianças de todas as idades.

Maneira de saber a qualidade em casa

Teste seus óculos de sol com uma lanterna ultravioleta

Se você tem uma lanterna UV em casa, pode usá-la para testar a qualidade dos seus óculos de sol, inclusive os com óculos lente vermelha. Faça brilhar a luz contra qualquer papel-moeda; quando a marca d’água da nota acender, coloque seus óculos de sol na frente dela. Se a marca d’água desaparecer, é porque os óculos, mesmo que tenham óculos lente vermelha, possuem proteção UV.

Além de liberar luz ultravioleta, que seus olhos não podem ver, a lanterna também libera luz visível. Parte da luz passará pelas lentes e iluminará o papel. Apenas certifique-se de distinguir as diferenças entre a luz ultravioleta direta comparada à quando ela passa através da lente, e a luz visível atinge o assunto de teste. O conselho mais importante é colocar seus óculos de sol sempre que estiver ao ar livre. Os óculos de sol são para os olhos o mesmo que o protetor solar para a pele.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Share.
Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.