Dezembro é um mês que faz a gente olhar pra dentro e notar que muitas coisas estão chegando ao fim. É um tempo de renovação, onde muita gente para pra refletir, agradecer pelas experiências do ano e pensar com mais clareza sobre o que quer pro novo ano que vem.

A Fernanda Ester Machado, que é professora de meditação e mentora espiritual, sugeriu alguns rituais simples que podem ajudar você a começar 2026 de uma forma mais leve e alinhada com seu propósito. Vamos conferir essas dicas!

### 1. Meditação de limpeza energética

Essa prática é rápida e super eficaz para te ajudar a livrar de emoções pesadas e abrir espaço pro que é novo. Escolha um lugar tranquilo, sente-se confortavelmente, respire fundo e solte o ar com força. Enquanto expira, imagine que está eliminando tensões. Depois, diga três vezes: “Eu libero o que não me serve e abro espaço para o novo.” Você pode fazer essa meditação de manhã, pra começar o dia com energia, ou à noite, pra relaxar e recarregar as energias.

### 2. Ritual de gratidão

A gratidão é uma maneira incrível de mudar sua mentalidade e elevar sua vibração. Pegue um caderno e todo dia escreva dez coisas pelas quais você é grato. Isso pode incluir gratidões por coisas que ainda não aconteceram, mas que você já sente como se fossem reais. Essa prática te ajuda a perceber mais o lado positivo da vida e a ficar mais forte e resiliente.

### 3. Afirmações positivas

Repetir afirmações positivas pode ser um grande impulsionador para a sua autoestima e um alívio contra o estresse. Escolha frases que façam sentido pra você e que ajudem na sua jornada. Um exemplo é: “Confio no processo e permito que o universo me traga o que eu preciso.” É importante evitar frases negativas; foque no que você quer, não no que deseja evitar.

### 4. Visualização

A visualização é uma técnica poderosa pra te ajudar a acessar seu propósito e reprogramar sua mente. Encontre um momento de calma, feche os olhos e imagine, em detalhes, o que você deseja viver. Sinta todas as emoções que essa nova realidade traz. Essa prática pode atrair oportunidades, pessoas e caminhos que te ajudem a realizar seus objetivos e ainda estimula sua criatividade.

### 5. Quadro dos sonhos

Criar um quadro dos sonhos pode ser uma atividade bem legal e inspiradora. Comece definindo o que você quer deixar pra trás e depois liste tudo que você gostaria de viver no próximo ciclo. Escolha imagens e palavras que representem essas intenções e monte um mural. Olhe para ele todos os dias com emoção. Com o tempo, seu cérebro vai começar a focar nas possibilidades que te aproximam dos seus objetivos.

### Rituais pedem presença e paciência

Na correria do dia a dia, é normal buscar resultados imediatos. Mas, como lembra a Fernanda, esses rituais exigem presença, paciência e um compromisso consigo mesmo. As mudanças não acontecem da noite pro dia; é preciso praticar constantemente.

Ela explica que, pra ver novas possibilidades na vida, é necessário estar disposto a mudar. Isso pode levar pelo menos 31 dias. Muitas pessoas podem achar que nada muda, mas é importante observar as pequenas ações. Coisas simples, como evitar palavras negativas ou reservar alguns minutos diários para cuidar de si, podem fazer uma grande diferença a longo prazo.

### Conclusão

Essas práticas propostas pela Fernanda Ester Machado são maneiras simples e acessíveis de ajudá-lo a encerrar o ano e iniciar o próximo com uma mentalidade renovada. A chave é ter paciência e se dedicar a esses rituais. O crescimento e as mudanças surgem com o tempo!

### Sobre a autora

Fernanda Ester Machado é professora de meditação, mentora espiritual e coach em Ayurveda. Ela também é reikiana e professora de yoga, e encontrou na espiritualidade um caminho de cura após enfrentar desafios pessoais.

Acreditar no poder das pequenas ações cotidianas pode ser transformador, e aplicar essas sugestões já no final deste ano pode abrir portas para um 2026 repleto de realizações e bem-estar. Vamos juntos nessa jornada?

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.