Se você está buscando uma vaga de emprego em uma empresa de TI, provavelmente você precisa de um modelo de portfólio de serviços de TI.
Modelos de portfólio de serviços de TI tem sido usado cada vez mais e até mesmo apresentado um caráter obrigatório para aqueles que pretendem participar de processos seletivos da área, fundamental até mesmo para as pessoas que já estão na área, de modo a se manterem sempre abertos a novas oportunidades.
Além disso, um portfólio feito de maneira adequada pode ter uma diferença significativa no processo de seleção, onde através dele você poderá ser aprovado ou reprovado.
E é justamente pensando nessa ideia de modelos de portfólio para empresas de TI que nós
optamos por trazer esse artigo, de modo a falar um pouco mais sobre essa ferramenta tão importante no nosso dia a dia, bem como entender a sua funcionalidade e as características que ele possui, analisando o porquê de toda essa importância.
Portanto, se você quer ficar por dentro de todas as informações que reunimos a respeito do tema, nós recomendamos que continue conosco na leitura deste artigo, de modo a tirar todas as dúvidas que venham a surgir.
Qual a melhor opção de portfólio?
A primeira etapa é considerar o formato de publicidade e apresentá-lo aos recrutadores e clientes.
Até alguns anos atrás, era comum preparar uma pasta organizada contendo imagens e informações sobre seu trabalho principal. Embora esse método envolva todos os cuidados, ele não funciona totalmente.
Imagine esta situação: a cada entrevista ou reunião, você tem que levar um folder e em cada processo seletivo, preparar uma cópia para o entrevistador. Não tem significado prático, concorda?
Portanto, para facilitar a vida dos candidatos e recrutadores, a solução preferida é utilizar um portfólio de serviços de TI.
Além da utilidade para apresentação, esse formato é mais fácil de atualizar, incluir ou deletar obras, é mais barato do que imprimi-las, pode ser acessado de qualquer lugar 24 horas por dia e permite maior divulgação.
Mas, observe: quando você for solicitado a mostrar seu portfólio durante a entrevista, não confie apenas no portfólio virtual, pois, como sabemos, a internet é um ambiente relativamente instável, que poderá apresentar alguns problemas em seu acesso.
Dessa forma, é recomendado possuir tanto o portfólio de serviços de TI online quanto o físico.
Quais as melhores ferramentas para a criação de portfólio de serviços de TI?
Escolher a ferramenta ideal para criar o seu portfólio de investimentos é uma etapa que exige paciência e perseverança até encontrar a ferramenta que melhor entender e se adaptar.
A chave é testar alguns primeiro e não desistir em primeiro lugar.
Atualmente, existem diversas ferramentas que irão variar de acordo com o perfil da pessoa interessada, de modo que ele possa escolher o portfólio que melhor se adéque às suas necessidades e ao seu interesse.
A seguir, separamos algumas dessas ferramentas que irão te ajudar a criar um portfólio de serviços de ti.
Carbonmade
Outra plataforma interessante de modelos de portfólios na área técnica, assim como o Behance, o Carbonmade também permite que você organize seu trabalho por meio de álbuns divididos por temas e descrições específicas.
A sua utilização é muito simples: basta registar-se e escolher o seu layout preferido. Alguns estão prontos; determine aquele que melhor se adapta ao seu estilo e área de especialização.
O template não é muito customizável, ou seja, é adequado para quem não quer ter muito trabalho para pensar no layout e quer terminar seu portfólio o mais rápido possível. Além disso, a versão gratuita permite apenas o upload de fotos.
Se você tem vídeo e áudio, precisa usar a versão paga, que é mais completa e tem mais opções de layout. Caso você opte por essa opção, ela custa em torno de 6 dólares por mês na versão simples. Já a versão mais completa custa 12 dólares.
Cargo Collective
Se você fornece serviços de TI, você tem conhecimento técnico e deseja utilizá-lo para criar o seu portfólio? Então Cargo Collective é para você! Essa ferramenta oferece boas opções de customização para quem entende de CSS e HTML, ou seja, deixar sua página exatamente do jeito que você deseja.
Mas se você não tem o conhecimento básico de programação, fique tranquilo, o Cargo também é adequado para você.
A plataforma oferece aos usuários mais de quarenta modelos de portfólio, que podem apresentar trabalhos de forma bonita e prática.
Basta escolher o seu favorito e continuar. Em apenas alguns passos, sem muito trabalho, sua página profissional estará pronta para ser tornada pública para qualquer pessoa de seu interesse. Tudo é simples e grátis, sem qualquer tipo de encargo que muitas vezes apenas restringe o uso.
DevianArt
DevianArt não é tão famoso quanto Behance, mas se orgulha de ter a maior comunidade de promoção de arte do mundo. E, realmente, muitas pessoas o usam, com mais de 20 milhões de usuários.
Existem diversos modelos de portfólio de serviços de TI (e também de outras áreas) que são disponibilizados nessa ferramenta.
É possível fazer uso da versão totalmente gratuita, onde o usuário pode fazer upload de até cem imagens.
Caso queira uma versão um pouco mais completa, ele poderá fazer o uso de planos pagos, onde é possível contar com várias funcionalidades, bem como diversas opções de personalização dos portfólios.
WordPress
Mesmo que essa ferramenta não seja adequada exatamente para criar portfólios online, saiba que ela atende essa demanda de maneira bastante adequada, mesmo se tratando de uma ferramenta específica para criação de blogs e sites.
Isso porque, o WordPress oferece diversos tipos de tema, de acordo com a vontade e o estilo do usuário, além de várias extensões e funcionalidades disponibilizadas.
Githhub
O github é uma conhecida plataforma de compartilhamento e divulgação de códigos, programas e projetos. Aqui, os próprios desenvolvedores podem compartilhar e criar um bom portfólio de Serviços de TI para serem divulgados, fazendo uma organização através de pastas, com uma variada gama de arquivos.
Com isso, é possível divulgar o seu trabalho e, ao mesmo tempo, conhecer o trabalho de outras pessoas, de modo a compartilhar projetos e fazer parte de outros que ali estejam sendo divulgados, tudo isso de maneira simples e fácil.