Você sabe quais são os matemáticos mais importantes da história? A matemática é uma matéria não muito querida pela maioria das pessoas, principalmente durante o Ensino Fundamental e Médio ou até mesmo no estudo de matemática para concursos, no entanto, é necessário ter em mente que ela será algo necessário a você durante toda a sua vida.
Embora grande parte das pessoas não goste ou tenha certa aversão a essa ciência, saiba que existem outras tantas que são totalmente apaixonadas, como os matemáticos, que desenvolvem uma aproximação especial com ela e com outras ciências, como a física e química, muitos deles, são reconhecidos gênios da humanidade, como, por exemplo, o nosso querido Albert Einstein.
Ao longo da nossa história, podemos acompanhar o surgimento de grandes mentes das ciências exatas que revolucionaram a nossa concepção do universo e ficaram marcados na história da terra.
Nesse texto, falaremos um pouco mais sobre essas pessoas, ou seja, os matemáticos mais importantes da história e a sua contribuição com a concepção do universo e das ciências, bem como a importância que eles tiveram na nossa sociedade.
Portanto, se você quer saber mais sobre essas figuras históricas, continue essa leitura e fique por dentro de tudo que reunimos sobre o tema.
Matemáticos mais importantes da história: René Descartes
O matemático René Descartes nasceu na França em 1596 e faleceu em 1650. É considerado por muitos como sendo o inventor da notação algébrica simbólica e da geometria analítica.
O uso das equações para a resolução parcial do problema geométrico de Pappus foi responsável por revolucionar a matemática e as suas aplicações.
Pitágoras
Uma das grandes descobertas de Pitágoras foi que os intervalos harmoniosos das músicas, são, na verdade, baseados nos números racionais simples.
Isso fez com que ele se tornasse fascinado pela numerologia mística e pelos números inteiros.
Embora o teorema de Pitágoras (como é conhecido por todos) já fosse conhecido antes mesmo do próprio Pitágoras, ele foi o responsável pela sua comprovação, sendo creditado a ele a prova da sua existência, embora estudos demonstrem que o verdadeiro responsável por essa prova foi o indiano Apastamba.
Matemáticos mais importantes da história: Albert Einstein
O físico alemão Albert Einstein foi um dos mais conhecidos e renomados cientistas da história da humanidade. Nascido em 1879 na Alemanha, viveu até 1955 e trouxe grandes contribuições à ciência.
Suas descobertas reverberam até os dias de hoje, mesmo após mais de 50 anos de sua morte. Uma das descobertas mais recentes acerca das suas teorias foi a descoberta das ondas gravitacionais, que podem inclusive revelar a origem do nosso universo.
Além disso, Einstein também foi responsável pela aceitação da teoria atômica, que alcançou a aceitação do público após o seu artigo ser publicado no ano de 1905, onde ele mostrava uma descrição dos átomos que era capaz de explicar o movimento browniano.
Albert Einstein foi responsável pela publicação de mais de 300 artigos e livros, sendo considerado o maior gênio da nossa história.
Gottfried Wilhelm Leibniz
O matemático foi um dos pioneiros no comum discurso da matemática, que incluía aspectos contínuos, simbólicos e discretos.
As suas ideias sobre a lógica simbólica não foram seguidas pelos demais cientistas e acabaram sendo reinventadas alguns séculos depois.
Matemáticos mais importantes da história: Pierre de Fermat
Um dos matemáticos mais aclamados nos dias atuais é sem dúvidas Pierre de Fermat. Isso porque, atualmente, ele é chamado pelos estudiosos de fundador da moderna teoria dos números. Essa atribuição diz respeito a um sistema desenvolvido por Fermat sobre a geometria analítica responsável por proceder e superar o modelo criado por Descartes.
O modelo desenvolvido por Fermat utiliza métodos diferentes para realização do cálculo diferencial e integral que Isaac Newton tomou como inspiração. Além disso, Pierre também foi um dos primeiros europeus a achar a fórmula de integração do polinômio geral, usando os seus próprios cálculos para encontrar os centros de gravidade.
Srinivasa Ramanujan
A Índia também foi berço de um grande matemático, com teve contribuições de grande importância para a forma de analisar a matemática, as frações contínuas e a teoria dos números, qual seja o brilhante Srinivasa Ramanujan.
Com apenas 31 anos de idade, Srinivasa Ramanujan conseguiu uma bolsa para a Royal Society, sendo o bolsista mais jovem da história a receber essa bolsa. A sua eleição ocorreu graças ao seu trabalho de investigação das funções elípticas e da teoria dos números. Em outubro de 1918, ele foi eleito o primeiro indiano a ser membro do Trinity College, em Cambridge.
Matemáticos mais importantes da história: Euclides
O filósofo socrático Euclides de Megara foi o fundador da escola de filosofia Megarian. Euclides era um dos alunos de Sócrates, estando presente no momento da sua morte, no final do século V antes de Cristo. Ele considerava o bem imutável, eterno e supremo, negando a existência de qualquer outra coisa que fosse contrária ao bem.
Isaac Newton
Um dos matemáticos mais conhecidos e influentes de todos os tempos, Sir Isaac Newton foi também físico e astrônomo, além de uma figura-chave na revolução científica ocorrida na Europa.
Matemáticos mais importantes da história: Leonhard Euler
Leonhard Euler, nascido na Suíça em 1703 foi um grande matemático, físico, engenheiro e astrônomo, responsável por grandes descobertas. Ele também possuía grande influência nos ramos da matemática, como, por exemplo, na teoria dos grafos, nos cálculos infinitesimais, na teoria dos números analíticos, topologia e muito mais.
Tudo isso lhe rendeu diversos prêmios na academia, bem como proporcionou ao cientista um grande reconhecimento por parte da academia.
Além disso, Euler foi o responsável por introduzir em grande parte a notação da matemática moderna e sua terminologia, em particular nas análises matemáticas, através de uma noção da função matemática. Ele veio a falecer em 1783, deixando um imenso legado para nossa sociedade, bem como para a próxima geração de cientistas que está por vir.
Carl Friedrich Gauss
Carl Friedrich Gauss nasceu na Alemanha no ano de 1777 e foi um dos maiores matemáticos do país, com contribuições significativas para diversos campos das ciências, o que inclui estatística, astronomia, eletrostática, mecânica, geofísica, geodésia, geometria diferencial, análise, álgebra, teoria das matrizes e óptica, teoria dos números e muito mais.
O maior prêmio conquistado pelo matemático foi a Medalha Copley. Carl faleceu em 23 de fevereiro de 1855 e deixou um extenso legado.
Leia também: 7 Maneiras de Ganhar Dinheiro Trabalhando Em Casa