Você sabe para que serve o marketing para pequenas empresas? A área do marketing é tão fascinante e ampla que é possível trabalharmos em várias frentes com objetivos distintos, conversar com determinados públicos e suprir as necessidades dos negócios. 

Você vai encontrar vários tipos de marketing, com estratégias, canais e abordagens que podem ser adotados pelas empresas. 

Marketing para pequenas empresas: importância das redes sociais 

As redes sociais têm sido um dos melhores canais de vendas para as micro e pequenas empresas no marketing digital. 

O WhatsApp, Instagram e Facebook são as redes mais usadas pelos consumidores e se tornaram ferramentas essenciais de vendas para empresas de todos os portes. 

Além delas, outros canais bastante utilizados também têm trazido resultados positivos, como envio de e-mail marketing, produção de marketing de conteúdo em blogs e Youtube, além de investimentos em mídia paga. 

Trata-se de uma estratégia que consegue segmentar o público. Pode-se aplicar diversas formas, como para a criação de conteúdos. 

Não se trata apenas de criar uma fanpage no Facebook, mas de mantê-la atualizada e com conteúdos relevantes e de interesse para o público da sua marca. 

Isso porque otimizar recursos, tanto materiais e financeiros como humanos, é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa. 

Marcar presença no ambiente digital é fundamental para se aproximar do público. Entender as suas necessidades, oferecer produtos e muito mais. 

Investir em marketing digital traz inúmeros benefícios para as empresas, além de alcançar os seus objetivos principais. 

Qual é a função do marketing? 

Atrair novos clientes e fidelizar os existentes. Quando falamos sobre as funções do marketing, essa é a função mais lembrada. As ações da publicidade possuem o objetivo de atrair novos clientes interessados em adquirir os produtos ou serviços da sua empresa. 

Essa última etapa envolve pessoas com mais probabilidade de fazer alguma aquisição de serviço ou produto. 

Uma estratégia de marketing digital bem planejada e executada pode ajudar sua empresa a alcançar novos clientes, aumentar as vendas e expandir sua marca em um mercado cada vez mais competitivo. 

Marketing para pequenas empresas: como é dividido? 

De uma forma simples, o Inbound Marketing (ou Marketing de atração) tem como foco atrair o cliente até a marca enquanto o Outbound (conhecido como Marketing tradicional) faz o oposto: leva a empresa até o seu consumidor.

Então, apresenta-se a solução da empresa (neste caso hipotético, uma oficina) de forma implícita. 

Quando você procura fazer cadernos personalizados para empresas ou então camisetas com a logo da sua marca para seus colaboradores, mesmo que indiretamente, você está apresentando a sua marca para outros públicos.

Ramifica-se o nicho de pessoas atingidas pelos seus produtos/serviços.   

O que é marketing empresarial?

O marketing empresarial tem o objetivo de captar novos clientes e também atender as demandas dos clientes atuais, seus colaboradores e a sociedade. 

Isso faz com que ele se comprometa cada vez mais com resultados objetivos para a empresa – trazer potenciais clientes, por exemplo

Marketing para pequenas empresas: quais as principais estratégias? 

Existem muitas dicas para o negócio dar certo, mas escolher estratégias de marketing e fazer um estudo do mercado traz todo o diferencial. 

Com estratégias de marketing assertivas, é possível atingir o público certo e de maneira eficaz para um produto ou serviço. 

Engana-se quem pensa que apenas empresas maiores precisam de marketing. 

Você pode oferecer os melhores produtos ou serviços do mundo, mas isso, por si só, não ajudará se seus clientes em potencial não conseguirem encontrá-lo. 

Por isso, você precisa de uma ótima estratégia de marketing, mesmo sendo uma pequena empresa. 

Tudo que uma estratégia de marketing precisa é ser bem planejada para que todo o processo aconteça de acordo com o esperado. 

Tanto no marketing tradicional como no marketing digital, planejar o que vai ser feito é importante para obter sucesso em cada etapa da estratégia. 

Este planejamento deve ser feito uns 2 ou 3 meses antes de o plano começar a entrar em ação. 

Além disso, uma estratégia de marketing precisa de tempo para entregar os primeiros sucessos. 

Não pense que começando hoje, amanhã você já verá seus resultados aparecendo. 

Em alguns raros casos, isso até pode acontecer, mas vai depender muito do produto que se está oferecendo. 

Marketing para pequenas empresas: como criar uma estratégia de conteúdo online? 

Estratégia de conteúdo online é um termo novo que muitas empresas estão adotando para melhorar sua presença no ambiente digital. 

É um processo que ajuda as empresas a criar e manter uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz. 

Os clientes certos vão ter conhecimento dos seus serviços e as estratégias de marketing vão ser realizadas minuciosamente para garantir o melhor retorno. 

Além disso, sua empresa ainda vai estar por dentro de tudo que acontece no mercado e na concorrência. 

Por isso, sua empresa garante uma grande vantagem com relação a outras do mesmo ramo ao contratar um assessor de Marketing. 

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Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.