O mercado de criptomoedas continua em pleno crescimento no Brasil. De acordo com um estudo recente publicado pela plataforma de insights sobre mercados Toluna, o número de investidores em criptomoedas no Brasil cresceu 7% no terceiro trimestre de 2023, chegando ao patamar de 28%.
Quando comparado às outras três regiões abordadas no relatório, o crescimento no Brasil não apenas é o maior do período, mas também representa o maior percentual de crescimento em todo o mundo. Isso demonstra claramente o quanto os criptoativos estão em alta entre os investidores brasileiros. Além do crescimento destacado, observa-se também que a média dos investidores brasileiros com posição em criptoativos é de 72% no período, enquanto a média global é de 61%.
Um dos motivos para o crescimento observado entre os investidores brasileiros está relacionado à crescente conscientização sobre o mercado de criptomoedas. A afinidade cada vez maior dos investidores tem criado um cenário de aceitação crescente dos ativos digitais como opção de investimento.
Em um momento em que o mundo enfrenta desafios econômicos, a volatilidade dos mercados tradicionais e as incertezas têm levado os investidores a explorar cada vez mais outros mercados. Nesse cenário, o mercado de criptomoedas se destaca amplamente, proporcionando retorno significativo, mesmo em meio à instabilidade global.
Outro fator que tem contribuído para o aumento do número de investidores está na facilidade para adquirir os ativos, sendo necessário apenas que o investidor tenha conta em uma exchange de criptomoedas. Aliás, essas plataformas facilitam muito a vida do investidor brasileiro, pois, além de viabilizarem a compra, realizam a guarda de forma segura e oferecem plataforma simplificada para realização de transações.
O que esperar do mercado para o futuro?
Por ser um mercado relativamente novo, ainda existe certa resistência por parte dos investidores mais conservadores e uma crença de que o mercado oferece muito risco, pensamento que está bastante relacionado à falta de conhecimento sobre esta classe de ativos.
No entanto, à medida que os anos passam e o mercado se consolida, as crenças negativas vão cedendo lugar ao otimismo e ao vislumbre de um futuro promissor e rentável, o que se comprova pelo constante aumento no número de investidores, especialmente no Brasil.
De fato, os próximos anos prometem seguir em uma tendência de crescimento. Fatores como o próximo halving do Bitcoin, previsto para acontecer em 2024 (evento no qual a recompensa paga aos mineradores é reduzida à metade), prometem agitar o mercado. Há expectativa de uma grande valorização da criptomoeda no próximo ano. Além disso, os dados históricos mostram que sempre que há uma grande valorização do bitcoin, o mercado como um todo é impulsionado para cima.