Muitas pessoas, pelo cotidiano corrido, acabam por se limitar a apenas as técnicas adequadas de escovação durante a higiene bucal. No entanto, a escovação sozinha, não é suficiente para conseguir manter a boca livre da ação de bactérias.

Logo, tão importante como a escovação é o uso do enxaguante e do fio dental. A passagem do fio dental, por sua vez, deve acompanhar uma das escovações diárias, sendo de preferência a noturna, já que é considerada a mais importante.

Veja a seguir quais são os principais benefícios do uso do fio dental.

Os benefícios da passagem do fio dental

Deixar a passagem do fio dental de lado não deve ser uma opção, ainda mais para aqueles que fazem o uso do aparelho ortodôntico. É por esse hábito que se consegue retirar os restos de alimentos que a escovação não consegue remover, prevenindo a incidência dos problemas bucais comuns e até mesmo os mais graves.

Eliminação da placa bacteriana

A principal vantagem do uso do fio dental se resume ao combate à formação da placa bacteriana, uma vez que a parte dela que surgem os demais danos à saúde bucal. Esse cordão de nylon é responsável por retirar os resíduos que estão entre o dente, local que as cerdas da escova não conseguem alcançar.

Com isso, há o controle do número de microrganismos na zona bucal e evita a formação da placa bacteriana nesses locais de difícil acesso. Logo, essa ação antibacteriana é essencial para a otimização da limpeza da boca e suas estruturas dentárias.

Combate ao mau hálito

Uma vez que há a redução do número de bactérias na boca, se combate também a toxina produzida por eles na absorção de nutrientes dos resíduos deixados. É essa substância a principal causadora do mau hálito.

Portanto, o uso do fio dental colabora diretamente para a manutenção de um hálito mais agradável.

Prevenção a formação do tártaro

Levando em conta que o espaçamento entre os dentes é de difícil acesso para as escovas, é muito mais fácil para as bactérias se desenvolverem e se proliferarem. Logo, a passagem do fio é a principal forma de impedir que elas evoluam para o tártaro.

O tártaro se trata da evolução da placa bacteriana, sendo a sua forma calcificada. Possui um forte impacto estético no sorriso, por suas manchas amareladas e amarronzadas características. Essas manchas são niveladas e “duras”, sendo mais perceptíveis.

No entanto, uma vez que desenvolvidas nos espaços entre os dentes podem não ser tão visíveis assim e acabarem por serem ignoradas e não tratadas devidamente.

Prevenção a formação das cáries

As cáries se trata da evolução do tártaro, que permite que as bactérias desgastem não só o esmalte dos dentes, mas se aprofundem em sua estrutura e consigam atingir a dentina, e em sua fase final as raízes do dente.

À medida que as bactérias vão evoluindo, os problemas causados por elas vão se agravando, e não impactam apenas a arcada dentária.

Prevenção de doenças gengivais

Com o acúmulo de bactérias entre os dentes e o tecido gengival, a gengiva se irrita e sintomas como dor, vermelhidão e sangramentos durante a higiene bucal são percebidos.

Esses são alguns dos sintomas da gengivite, que é justamente a inflamação do tecido, sendo caracterizada pela formação de “bolsões” na superfície afetada.

Aqui também a passagem do fio dental é vista como uma das formas de tratamento, ajudando a remover o tecido inflamado marcado pela doença. Pelo contrário, a doença se desenvolve ainda mais e origina a periodontite, que por sua vez atinge a sustentação da dentição e pode levar a perda de parte da dentição.

Melhora da estética do sorriso

Por fim, visto que a passagem do fio de nylon consegue combater todos esses danos ao sorriso, colabora para a manutenção da saúde bucal em dia, assim como a boa aparência do sorriso.

Um sorriso livre de complicações é um sorriso mais branco e mais saudável, colaborando não só com o ganho de confiança e melhora da autoestima, mas também com a melhor qualidade de vida.

Não somente livrando os dentes de restos de alimentos grudados, mas também preservando o esmalte dentário de manchas e desgastes que impactam a estética de forma negativa.

O uso do fio dental deve ser feito ao menos uma vez ao dia de forma lenta e precisa. Opte por fios encerados e que não soltam “fiapos” durante a passagem. O ideal é que seja usado 40 centímetros durante a execução da rotina. Em caso de

Se tiver alguma dúvida ou dificuldade, consulte o dentista.

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.