Você está em busca de dicas sobre como aumentar visitas de um e-commerce com SEO? Neste artigo, você vai descobrir algumas técnicas que poderão ajudar a aumentar as suas visitas!
Desde loja de brinquedo educativo até peças automotivas, não importa o nicho, se você tem um e-commerce, é necessário buscar por melhorias e estratégias para gerar mais vendas.
E uma das coisas mais importantes para obter vendas na internet é conseguir um bom posicionamento nos resultados de pesquisas de motores de busca, como o Google.
A visibilidade no Google é um dos fatores determinantes mais importantes para o sucesso do seu comércio eletrônico. Grande parte dos consumidores toma suas decisões de compra por meio de um mecanismo de pesquisa online.
E o seu negócio precisa estar preparado para isso, caso contrário, os seus potenciais irão conquistar os seus potenciais clientes e você perderá vendas.
Inclusive, SEO e e-commerce são fatores importantes quando o assunto é como empreender na crise, já que essa combinação se tornou a salvação para muitas pessoas que desejam empreender.
Portanto, dicas de SEO para comércio eletrônico são essenciais para que as lojas online aumentem suas vendas.
Continue a leitura e confira as dicas que separamos para aumentar visitas de um e-commerce com SEO!
Dicas importantes de SEO para e-commerce
O que acontecerá se o seu e-commerce for invisível para o seu público-alvo? Sua presença online se tornará inútil a menos que o seu site possa ser encontrado por seus potenciais clientes por meio de mecanismos de pesquisa.
Portanto, para que o seu negócio seja encontrado na internet, em uma boa posição nos resultados do Google, é importante seguir as dicas abaixo:
1. Pesquise palavras-chave para o e-commerce
A pesquisa por palavra-chave é o processo de localização e análise de termos de pesquisa que os usuários da Internet inserem em mecanismos de pesquisa. Essas palavras são usadas para fins de SEO ou marketing.
Locais para usar as palavras-chave pesquisadas:
- Título da página: é o ponto de partida para o Google decidir a relevância do seu site;
- Meta descrição: coloque suas principais palavras-chave nos primeiros 160 caracteres de seu conteúdo, que fornecem a descrição que está abaixo do link clicável;
- Subtítulos: ajude os visitantes a conhecer a relevância do conteúdo antes de clicar nele;
- Conteúdo: use o conteúdo principal nas primeiras frases (ou no primeiro parágrafo). Em seguida, use essa palavra-chave e suas variações;
- URLs: as melhores URLs fornecem aos visitantes e ao Google uma pista sobre o que há em cada página do site.
Ao pesquisar palavras-chave por sua popularidade e volume de pesquisa, os profissionais de marketing podem descobrir o interesse e as necessidades da maioria dos usuários, incluindo o público-alvo.
Em seguida, você pode usar facilmente esses tópicos para ditar quais palavras-chave você deve procurar para criar conteúdo relevante para o que o potencial cliente pesquisa nos mecanismos de busca.
Algumas ferramentas de SEO para encontrar as palavras-chave certas:
- Ahrefs;
- Google Analytics;
- SEMrush.
2. Otimize as páginas de categoria
Além da página inicial do site, a página da categoria em sites de comércio eletrônico é o fator que pode gerar a maior parte do seu tráfego orgânico.
A razão para isso é porque os usuários são mais propensos a pesquisar categorias genéricas. Para ser mais específico, a pesquisa de palavras-chave do visitante terá uma intenção forte, e não nomes de produtos específicos.
Algumas dicas para suas páginas de categoria:
- Use as palavras-chave em títulos de categorias;
- Otimize a meta descrição da categoria com conteúdo criativo e atraente;
- Adicione uma tag H1 a cada página de categoria;
- Inclua uma breve descrição da página da categoria sob a tag H1;
- Insira links internos na descrição e incorpore elementos visuais de seus produtos em toda a página da categoria.
3. Otimize as páginas de produtos
O conteúdo das páginas do produto desempenha um papel vital no sucesso de sua estratégia de SEO.
A dificuldade é como fazer a descrição do seu produto se destacar de maneiras únicas quando você tem milhares de produtos com funcionalidades semelhantes?
Otimizar cada parte do seu conteúdo da web, incluindo H1’s, Meta títulos e Meta descrições, pode ajudá-lo a fazer isso.
Algumas dicas úteis para tornar o conteúdo da página de seu produto mais eficaz são:
- Foco na sua marca;
- Use marcadores para distinguir recursos / benefícios específicos;
- Identifique a sua persona (persona semi fictícional que representa o cliente ideal) e concentre-se nela em toda a sua copy.
4. Foco no celular
Em 2020, existiam 5,15 bilhões de usuários únicos de telefones celulares no mundo. Portanto, não é estranho quando o uso do Google priorizou o desempenho da web em dispositivos inteligentes como uma métrica crítica ao determinar a classificação dos resultados de pesquisa de um site.
A otimização mobile garante que os visitantes que usam dispositivos móveis tenham a melhor experiência em seu site. Como resultado, a compatibilidade com dispositivos móveis é um impulso em SERPs para sua loja online.
Como dono de e-commerce, você deve se preocupar com os elementos abaixo:
- A interface móvel da sua loja;
- Velocidade da página e tempo de carregamento em dispositivos móveis;
- A navegação e UX no celular;
- Processo de checkout simples para dispositivos móveis.
Acima estão alguns elementos-chave para você verificar para melhorar o SEO do comércio eletrônico e tornar sua loja online mais amigável com os usuários de smartphones.
A seguir, darei a você um guia passo a passo para que todo o seu trabalho de otimização para celular seja feito da maneira certa:
- Verifique se o seu site é otimizado para celular;
- Escolha a solução compatível com dispositivos móveis mais adequada: pode ser design responsivo, veiculação dinâmica, um site separado compatível com dispositivos móveis ou um aplicativo móvel;
- Aplique as práticas recomendadas de SEO para comércio eletrônico móvel: certifique-se de que seu site atenda aos critérios do Google para dispositivos móveis;
- Evite erros comuns de otimização móvel: Não bloqueie arquivos JavaScript, CSS ou de imagem; evite colocar conteúdo que não possa ser reproduzido, repare links cruzados irrelevantes, etc.;
- Use ferramentas de SEO.
Conclusão
Mesmo que você não seja um especialista em SEO, após este post, esperamos que tenha percebido o importante papel do e-commerce de SEO para o sucesso de seu negócio.
No entanto, o e-commerce SEO nunca é uma tarefa fácil que pode lhe dar resultados imediatos.
Portanto, não hesite e comece a investir em técnicas de otimização para gerar tráfego para sua loja online hoje mesmo!