O empréstimo consignado (ou crédito consignado) é uma modalidade de empréstimo, na qual o pagamento é descontado direto do contracheque ou do benefício recebido pelo INSS (aposentados ou pensionistas).

O  empréstimo consignado é popular entre os aposentados, servidores públicos e os pensionistas do INSS, bem como os funcionários de empresas privadas (desde que conveniadas à instituição em que se contrate o crédito).

Pela garantia de pagamento (descontado direto do contracheque ou do benefício), o crédito consignado é uma das modalidades com mais facilidade e rapidez para se contratar assim como o empréstimo no cartão de crédito.

Além disso, o empréstimo consignado também é uma das modalidades de crédito com melhores taxas do mercado.

1 – Quais documentos preciso para pedir o empréstimo consignado?

É necessário ao solicitante do crédito:

– comprovante de residência | RG-CPF | contracheque.

O cliente é livre para fazer a escolha entre as instituições que melhor atende as suas expectativas com relação a melhores taxas de juros.

2 – Estou negativado posso pedir o empréstimo consignado?

Assim como qualquer outra operação, o banco faz uma análise de crédito do solicitante, podendo ter o seu pedido negado.

Porém, neste caso o empréstimo consignado, é descontado diretamente da folha ou do benefício do INSS, assim as instituições financeiras têm mais garantia.

Por esse motivo, há diversos casos, em que mesmo negativado, o crédito consignado pode ser concedido ao solicitante.

3 – Há limites para o empréstimo consignado?

O valor da parcela não pode ultrapassar 35% do valor do benefício ou salário do solicitante.

Um exemplo: seu salário é R$ 2.000,00, a mensalidade do empréstimo consignado será limitada a R$ 700,00.

5% do limite é reservado somente para o cartão de crédito consignado (um cartão específico para essa finalidade, com desconto do valor mínimo da fatura feito direto da folha ou benefício).

4 – É permitido solicitar mais de um empréstimo consignado ao mesmo tempo?

Não ultrapassando 35% de limite do seu salário ou benefício, sim é possível solicitar mais de 1 empréstimo ao mesmo tempo.

A análise de crédito realizada pela instituição financeira deverá checar isso, para que você não se comprometa com uma parcela grande demais.

5 – E caso eu não consiga pagar o empréstimo consignado?

Caso perceba que não irá conseguir pagar as parcelas procure a sua instituição financeira e tente negociar, você tem as seguintes alternativas:

– Refinanciamento

Algumas instituições te oferecem a opção de fazer o refinanciamento de um empréstimo já existente, ao invés de ter que obter um novo empréstimo. Seu refinanciamento é calculado a partir do saldo devedor do empréstimo anterior.

Por isso quanto mais parcelas tiver pago do seu empréstimo melhor, assim você terá mais crédito concedido ao refinanciamento.

– Portabilidade de crédito

É a transferência de alguma dívida, de uma instituição financeira para outra podendo assim obter melhores condições

E é claro que a operação só é vantajosa se a nova instituição financeira oferecer melhores taxas.

6 – Quais as taxas do empréstimo consignado?

É sabido que o empréstimo consigo é uma das modalidade de crédito com uma das menores taxas de juros do mercado.

Taxa essa que varia de instituição para outra, no geral algo entre 1,5% e 3,5% ao mês.

Mas é claro que é preciso analisar qual a intuição financeira que oferece a melhor condição para você, para assim fazer algo vantajoso

7 – Onde faço o empréstimo consignado?

Grande parte das instituições e bancos oferecem a modalidade de empréstimo consignado, porém é preciso analisar pois a taxa de juros varia entre essas instituições,  faça o que for melhor para você.

8 – Quando vale a pena contratar o empréstimo consignado?

Apesar do crédito consignado ser uma das modalidades com menores taxas de juros é preciso analisar o seu orçamento e a real necessidade, para então fazer o pedido.

Vale ressaltar que o valor das parcelas é descontado direto de seu contracheque ou benefício, portanto parte de seu salário já estará comprometida e o pagamento da dívida não pode ser atrasado.

Agora, caso tenha se comprometido com dívidas que cobram juros maiores do que o consignado, vale a pena solicitar o seu empréstimo para quitar seus compromissos e pagar uma taxa menor. Planeje e não crie uma bola de neve.


Empréstimo consignado tem ótimas taxas não é mesmo? Mas você sabia que existem outras modalidades com taxas incríveis, por exemplo, o empréstimo com garantia de imóvel, por ter uma garantia, as taxas geralmente são mais baixas.

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.