Se você quer saber se é preciso saber inglês para programar, nós podemos te ajudar. Primeiro, é preciso te fazer uma pergunta: você é iniciante? Se é, então saiba que não, você não precisa saber inglês para começar a programar.
Porém, saber o idioma pode fazer uma grande diferença na hora de começar a aprender programação, bem como tornar sua carreira muito mais simples. Então, criamos um conteúdo completo explicando todos os motivos pelo qual você pode sim, começar a programar sem saber inglês, mas como saber o idioma pode mudar sua carreira.
Então, confira até o final do conteúdo e fique por dentro de tudo que precisa saber sobre o assunto!
Saber inglês torna o aprendizado de programação mais fácil
Se você já teve algum contato com as linguagens de programação, sabe que todas elas foram feitas em inglês. Então um dos motivos mais óbvios para saber inglês para programar é justamente facilitar o aprendizado dessas linguagens de programação.
Isso porque, ao saber o significado de todos os comandos numa linha de programação, fica muito mais fácil fazer associações e realmente entender o que está fazendo. Então, se você já tentou aprender uma linguagem de programação sem saber inglês e achou tudo muito difícil, pode ser exatamente pela barreira do idioma.
Agora indo além do que apenas as linguagens de programação estando em inglês, vale lembrar que a grande maioria de livros didáticos e técnicos sobre o assunto também estão no idioma.
E muitas vezes esses conteúdos não são traduzidos, pois é uma área que está em crescente mudança, tornando a tradução muito custosa. Ou seja, se você quer conseguir acompanhar todas as mudanças e se manter sempre atualizado na sua área, saber o idioma é completamente essencial.
Permite trabalhar para empresas ao redor do globo
Outro grande motivo pelo qual pode ser preciso saber inglês para programar é por permitir que você trabalhe para empresas ao redor do globo. Se você fez pesquisas de mercado, sabe que a área de programador está sempre em alta em todos os países.
Então, saber inglês pode ser o que você precisa para conseguir atuar em um cenário global, seja trabalhando de forma remota ou até mesmo indo para outros países. Porém, nesses casos, é preciso muito mais do que apenas “saber” inglês, é preciso provar que você sabe o idioma.
Nesses casos, é exigido que o profissional tenha um certificado de proficiência em inglês, como por exemplo o TOEFL, que certifica que você sabe o idioma a nível acadêmico.
E para isso, você pode fazer um curso TOEFL online, que é um curso voltado especialmente para te preparar para o exame.
Permite tirar certificações internacionais
Outro motivo pelo qual saber inglês para trabalhar na área de programação pode ser muito bom é pelo fato de que, ao saber o idioma, você consegue tirar certificações internacionais.
Você já deve ter percebido que, se os melhores materiais e conteúdos sobre o assunto estão no idioma, os melhores cursos e certificações também são, não é mesmo? Então, para se manter atualizado e ter um currículo que se destaque, saber o idioma é muito importante.
Dessa forma, você garante todas as certificações necessárias para mostrar que você é realmente um especialista na sua área e que a barreira do idioma não significa nada para você.
Garante melhores oportunidades no mercado de trabalho nacional
Mesmo no mercado de trabalho nacional, é preciso saber inglês para programar. Isso porque, grande parte das empresas da área já exigem conhecimentos avançados no idioma antes mesmo de considerar uma contratação.
Você pode estar se perguntando, “mas porque exigir inglês para trabalhar no Brasil”, não é mesmo? Mas se você prestou atenção ao restante do conteúdo já sabe a resposta: pois saber inglês é praticamente um indicativo de que você é um bom profissional.
Isso porque, se você sabe o idioma, está atualizado nas tendências do mercado, tem os conhecimentos e as certificações necessárias para atuar na área.
Agora você já sabe que mesmo não sendo preciso saber inglês para programar, os conhecimentos no idioma vão fazer muita diferença na sua carreira. Então, que tal se preparar para começar a estudar o idioma o quanto antes?