O objetivo de todo site é ser encontrado no Google, mas a concorrência é grande. Assim, como fazer para que seu conteúdo sobre “microempresa faturamento” apareça nas primeiras posições dos mecanismos de busca?

Para responder a essa pergunta, vamos apresentar 5 otimizações importantes para o seu site aparecer no google em boa posição. Confira!

  1. Pesquisa de palavras-chave

A pesquisa de palavras-chave é o ponto de partida da otimização de um site. Logo, para um site sobre contabilidade, é preciso descobrir o que as pessoas estão pesquisando sobre contabilidade.

Diante disso, você deve fazer uso de ferramentas de pesquisa de palavras-chave como:

  • SEMRush;
  • Google Trends
  • Ubersuggest;
  • Keyword Tool
  • Google Keyword Planner;
  • Moz e muitas outras.

No campo de busca da ferramenta digite, por exemplo, a palavra-chave “microempresa faturamento” e em algumas delas é necessário escolher pesquisar no Brasil.

Assim, o resultado será uma lista contendo palavras-chave que os usuários estão pesquisando sobre esse assunto.

Portanto, a partir desse resultado, você irá montar uma lista de palavras-chave para seu site/blog.

Vale ressaltar que em seu site você não irá tratar apenas sobre “microempresa faturamento” e sim qualquer assunto que possa ser relacionado às palavras-chave da lista.

Apesar disso, a palavra-chave deve aparecer por todo o site, principalmente na URL do seu site, na meta-descrição e nos conteúdos que for produzir, sempre de forma natural para não atrapalhar a experiência do usuário.

  1. Otimize seu Marketing de Conteúdo

Depois de definir as palavras-chave do seu site, a próxima etapa é a produção de conteúdo utilizando as palavras-chave de cada assunto nos textos.

Assim, para subir no ranking do Google, você deve produzir bastante conteúdo com as palavras-chave, mas prezando por sua qualidade.

Uma boa estratégia é oferecer seu conteúdo a outros sites que já publicaram conteúdos de seus concorrentes. Se o seu conteúdo for de qualidade, eles podem publicá-lo e linkar o seu site, o que aumentará o tráfego do seu site.

Você pode descobrir quais empresas realizam esse serviço de linkagem aos concorrentes em ferramentas como:

  • Google alerts;
  • Mention;
  • SEMRush;
  • Google Keyword Planner, entre outras.

Com essa estratégia de backlinks, você aumenta as chances de seu conteúdo chegar às primeiras posições do Google em menos tempo.

  1. Melhore o SEO On-Page

Outra importante otimização para o seu site é otimizar conteúdos de páginas da web para que seu conteúdo alcance boas posições nos mecanismos de pesquisa como o Google. 

O Google prioriza páginas que respondem às dúvidas dos usuários. Logo, quando o usuário pesquisar sobre “microempresa faturamento”, o Google procura por sites que ofereçam as melhores respostas à essa pesquisa. E quanto melhor o posicionamento do site no Google, mais tráfego o site irá receber.

Sendo assim, veja algumas dicas para melhorar o SEO On-Page.

  • Produza conteúdos que tenham informações atualizadas com constância e regularidade. 
  • Faça pesquisa de palavras-chave e inclua-as nos títulos, cabeçalhos, textos alternativos (alt-texts) e no conteúdo em geral. 
  • Utilize tags nos cabeçalhos e siga a estrutura e hierarquia padrão de cabeçalhos nas páginas do seu site (H1, H2, H3…). 
  • Inclua descrições e meta-título para todas as páginas e posts do site.
  1. Aumente a Velocidade do seu Site

A velocidade do site é importante pois o Google avalia a velocidade das páginas e isso impacta no ranqueamento do site nas páginas de resultados. Além disso, usuários tendem a abandonar sites que demoram para carregar imagens.

Sendo assim, realize testes periódicos em seu site utilizando ferramentas como:

  • Google PageSpeed Insights;
  • GTmetrix;
  • Site Speed (Google Analytics) e outras.

Outra técnica aqui é a otimização de imagens, ou seja, usar imagens em alta qualidade e rápidas de carregar.

  1. Torne seu Site Amigável para Dispositivos Móveis

Segundo a Comscore, smartphones e tablets representam 91% do tempo de acesso à Internet no Brasil. Logo, seu site precisa ser responsivo, o que significa que ele consegue se ajustar a qualquer tipo de tela, oferecendo a melhor experiência para o usuário.

Portanto, como é um fator importante para o usuário, o Google prioriza os dispositivos móveis. Assim, a responsividade do site também impacta no ranqueamento do site no Google.

Veja algumas dicas de otimização para dispositivos móveis.

  • Proporciona uma navegação simples. 
  • Priorize um design responsivo.
  • Inclua links e botões visíveis.

Além dessas 5 otimizações existem muitas outras que devem ser implementadas em seu site que juntas colaboram para um melhor ranqueamento no Google.

Conclusão

Você viu que para seu conteúdo aparecer nas primeiras posições da página de resultados dos mecanismos de busca é necessário realizar diversas otimizações no site. 

Por isso, um site que trata de contabilidade, por exemplo, deve começar definindo as palavras-chave como “microempresa faturamento” e trabalhá-la por todo o site e conteúdo.

Além disso, deve ter boa velocidade de carregamento das páginas e imagens, trabalhar SEO On-Page e ser responsivo. No entanto, existem muitos outros fatores que devem ser otimizados para melhorar o ranqueamento do seu site no Google.

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Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.