Nesta segunda-feira, dia 27 de outubro, o famoso cartunista Mauricio de Sousa completa 90 anos. Ele é o criador da famosa “Turma da Mônica”, um dos maiores sucessos culturais do Brasil. Mauricio também desenvolveu mais de 400 personagens que fazem parte da vida de crianças, jovens e adultos. Atualmente, suas histórias não estão apenas nas HQs. Elas são vistas na TV, no cinema e até em exposições, mostrando a versatilidade dele ao longo de seis décadas de trabalho.

Hoje, para celebrar essa trajetória incrível e o aniversário de um dos grandes nomes da literatura infantil no Brasil, vamos conferir 5 curiosidades sobre Mauricio de Sousa.

### 1. Desenhista nato

Mauricio nasceu na região metropolitana de São Paulo e começou a desenhar quando era bem pequeno. Segundo a revista “Mônica”, na edição 35 de 1998, um dos seus primeiros personagens foi o “Capitão Picolé”. Ele tinha um visual de super-herói, com capa e tudo, e era bem parecido com o Horácio, só que em preto e branco. O Capitão Picolé foi o primeiro a ter um nome nas histórias do autor.

Porém, ele acabou sendo esquecido quando a turma do Bairro do Limoeiro apareceu. Anos depois, Mauricio decidiu trazer o Capitão Picolé de volta, só que agora como um vilão que queria derrotar a turma e voltar a ser o principal.

### 2. Repórter policial

Nos anos 50, Mauricio trabalhou como revisor de textos e repórter policial no jornal Folha da Manhã, que hoje é conhecido como Folha de S. Paulo. Ele contou em uma entrevista que antes de conseguir um emprego lá, recebeu um “não” do diretor de arte ao mostrar seus desenhos.

Um jornalista sugeriu que ele entrasse na redação de qualquer jeito e depois mostrasse seus trabalhos. Assim, ele começou como copidesque e logo virou repórter policial. Ele fala que seus textos eram bem sofisticados para esse tipo de matéria, mas os colegas o ajudaram a adaptar o estilo para as histórias em quadrinhos. A partir daí, teve liberdade para criar sua primeira historinha, que foi publicada com a ajuda dos amigos da redação.

### 3. Inspiração familiar

A família de Mauricio sempre foi uma grande fonte de inspiração para suas obras. Os personagens Mônica, Cebolinha e Magali são baseados em três dos dez filhos dele. Mas não para por aí. O famoso caipira “Chico Bento”, criado em 1961, surgiu das histórias que ele ouviu do tio-avô Francisco Bento. Chico Bento presta uma homenagem às raízes do cartunista, que vem do interior de São Paulo.

### 4. Romeu e Julieta

Um doce brasileiro bastante conhecido é o romeu e julieta, feito com goiabada e queijo. Mas você sabia que esse nome veio de Mauricio? O doce até 1960 não tinha esse nome e passou a ser chamado assim quando Mônica e Cebolinha participaram de uma campanha publicitária da “Goiabada Cica”.

Na campanha, eles se vestiram de Romeu e Julieta, os personagens clássicos de Shakespeare. Essa informação foi revelada por Mônica Sousa, filha de Mauricio, em um podcast chamado “MoniCast”, no canal do YouTube da MSP Estúdios. Mônica explicou que a imagem deles vestidos de Romeu e Julieta ficou bastante marcante.

### 5. Solzinho da Ri Happy

O solzinho da Ri Happy é muito querido pelas crianças. Ele é vermelho, amarelo e sempre com um sorriso no rosto, simboliza a diversão. Esse personagem também vem das obras de Mauricio de Sousa, e as características dele foram criadas para transmitir felicidade e conquistar o público infantil, tanto em comerciais quanto nas lojas da marca.

Em resumo, as histórias de Mauricio de Sousa impactaram gerações e continuam a fazer parte do dia a dia de muitas pessoas. Com uma carreira extensa e cheia de criatividade, ele sempre se reinventa e leva alegria por onde passa. Desde suas origens humildes até se tornar um ícone da cultura brasileira, Mauricio é um exemplo de talento e dedicação.

Celebrações como os 90 anos dele são apenas uma forma de reconhecer a importância de seu trabalho na literatura e na cultura do Brasil. Cada personagem que ele criou carrega um pouco de sua vida e de suas experiências, mostrando que histórias simples podem ter um grande impacto. Que venham mais anos de histórias, personagens e sorrisos!

Com outros projetos e inovações no horizonte, temos certeza de que Mauricio de Sousa continuará a nos surpreender. Ele é um verdadeiro gênio da criação, sempre pronto para transmitir alegria e imaginação à novas gerações. E assim, a “Turma da Mônica” e suas outras criações seguirão fazendo parte de nossas vidas por muito tempo ainda.

Share.

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.