Com uma maior preocupação com a saúde, mais e mais pessoas estão querendo saber qual a melhor bicicleta ergométrica, pois é a maneira mais prática de se exercitar em casa.
No entanto, escolher e comprar uma bicicleta ergométrica não é assim tão fácil, visto que existem muitos modelos no mercado.
É um aparelho que faz bem tanto para a saúde física quanto mental, e melhor, você pode pedalar enquanto assiste TV ou lê um livro.
Sendo assim, para te ajudar a escolher uma bicicleta ergométrica adaptada aos seus objetivos, selecionamos aqui as melhores!
Quais os benefícios?
Primeiramente, é normal ficar em dúvida se realmente vale a pena investir em uma bicicleta ergométrica, e se você é uma dessas pessoas, veja seus principais benefícios:
Praticar uma atividade física sem precisar sair de casa;
Ajuda a trabalhar vários grupos musculares, mas principalmente o sistema cardio;
Melhora a resistência;
Útil na recuperação de lesões;
Auxilia na saúde respiratória;
Ajuda na perda de peso;
Exercício de baixo impacto que não sobrecarrega as articulações;
Promove a definição muscular.
Portanto, justamente por todos esses benefícios é que aumentou a procura por qual a melhor bicicleta ergométrica, particularmente durante a pandemia.
Bicicleta ergométrica como escolher?
Alguns detalhes são importantes na hora de escolher uma bicicleta ergométrica, e seja qual for o seu objetivo, como saber qual a melhor bicicleta ergométrica?
Banco e guidão: prefira bicicletas com bancos e guidões ajustáveis. É importante saber que a altura do banco deve permitir que a perna fique ligeiramente flexionada quando o pedal está mais baixo;
Estabilidade: o equipamento deve ter um sistema de estabilizadores que possibilitem uma prática estável, não importa o tipo de solo;
Peso máximo do usuário: verifique bem o peso total em relação ao peso do usuário;
Console: algumas bicicletas são equipadas com um console com informações como velocidade, distância percorrida, média de calorias queimadas, etc;
Resistência: pode ser magnética ou mecânica, e a principal diferença é a transição mais suave entre os níveis de intensidade.
Por isso, é importante estar atento às funcionalidades e o sistema da bicicleta, ficando mais fácil escolher aquela que tem mais a ver com os seus objetivos.
Quais os tipos?
Primeiramente, no momento de escolher qual melhor bicicleta ergométrica, as mais comuns são as horizontais, mas existem também as verticais, de spinning e as portáteis.
As horizontais, embora mais pesadas e mais espaçosas, são as mais confortáveis, que consistem em ficar sentado em um banco com encosto e pedalando.
Por isso, indica-se para idosos ou pessoas que apresentam problemas na coluna ou articulações.
Já as verticais são muito parecidas com bikes normais, sendo possível fazer treinos leves até mais intensos.
Sendo assim, a bicicleta ergométrica de spinning simula treinos mais intensos, não indicados para quem está começando.
Por fim, as portáteis. Como o nome já sugere, podem ser levadas para qualquer lugar, e por não serem muito estáveis, os treinos devem ser leves.
Qual melhor bicicleta?
Como já falado, são tantos modelos disponíveis que não é fácil dizer qual a melhor, até porque cada pessoa tem objetivos diferentes.
Então, para facilitar a sua pesquisa, fizemos uma seleção das melhores, você avalia as funcionalidades de cada uma e depois é só escolher a sua:
1. Bicicleta Ergométrica Kr5.6 – Kikos
Essa bicicleta horizontal conta com display scan, com informações de tempo, velocidade, distância, caloria e pulso.
Assento ajustável, indica-se que a altura do usuário seja no máximo de 1,75 m.
Sendo assim, possui também sistema de resistência eletromagnética e 17 programas de exercícios.
2. Bicicleta Ergométrica Vertical – Dream Fitness
Feita de aço carbono, vem com monitor com 6 funções: velocidade, distância, tempo, calorias, batimentos cardíacos e pulso.
Portanto, a regulagem do esforço é feita através de uma alavanca do regulador. Assim, quando se deseja diminuir, deve ser pressionada em sentido horário. Quando se deseja aumentar, ela deve ser pressionada no sentido anti-horário.
3. Bicicleta Ergométrica BP-880 Vertical – Polimet
Confeccionada em aço carbono, possui sistema de carga leve e moderado, além de tração mecânica.
Monitor com 5 funções: velocidade, distância, tempo, calorias e scan.
4. Bicicleta Ergométrica H100 Horizontal – Podiumfit
Outra da nossa lista de qual melhor bicicleta ergométrica é essa bicicleta horizontal, que conta com monitor LCD que mede scan, tempo, velocidade, distância, calorias e pulsação.
O sistema de funcionamento é Magnético High Tech, que proporciona movimentos suaves, silenciosos, sem impactos ou trancos.
5. Bicicleta Ergométrica Kikos 3015 – Kikos
Esse modelo é ideal para quem deseja começar a praticar uma atividade física, sendo compacta e fácil de usar.
Conta com pedais com cinta para os pés, o que dá mais segurança nas pedaladas.
O sistema de funcionamento é mecânico, e vem com assento ajustável.
6. Mini Bicicleta Ergométrica – Yangfit
Por fim, é ideal para treinos eventuais, e por ser um modelo mais simples, não vem com painel de controle.
Possui um controle mecânico dos níveis de intensidade, e conta com ótimo custo benefício.
Leia também: Como perder peso rápido: 3 simples passos, baseados na ciência
Conclusão
Portanto, se você está pensando em começar uma atividade física ou complementar seus treinos, a dica é escolher uma boa bicicleta ergométrica e aproveitar todos os benefícios para a sua saúde!