Você está em busca de dicas sobre como aumentar visitas de um e-commerce com SEO? Neste artigo, você vai descobrir algumas técnicas que poderão ajudar a aumentar as suas visitas! 

Desde loja de brinquedo educativo até peças automotivas, não importa o nicho, se você tem um e-commerce, é necessário buscar por melhorias e estratégias para gerar mais vendas. 

E uma das coisas mais importantes para obter vendas na internet é conseguir um bom posicionamento nos resultados de pesquisas de motores de busca, como o Google. 

A visibilidade no Google é um dos fatores determinantes mais importantes para o sucesso do seu comércio eletrônico. Grande parte dos consumidores toma suas decisões de compra por meio de um mecanismo de pesquisa online. 

E o seu negócio precisa estar preparado para isso, caso contrário, os seus potenciais irão conquistar os seus potenciais clientes e você perderá vendas. 

Inclusive, SEO e e-commerce são fatores importantes quando o assunto é como empreender na crise, já que essa combinação se tornou a salvação para muitas pessoas que desejam empreender. 

Portanto, dicas de SEO para comércio eletrônico são essenciais para que as lojas online aumentem suas vendas. 

Continue a leitura e confira as dicas que separamos para aumentar visitas de um e-commerce com SEO! 

Dicas importantes de SEO para e-commerce

O que acontecerá se o seu e-commerce for invisível para o seu público-alvo? Sua presença online se tornará inútil a menos que o seu site possa ser encontrado por seus potenciais clientes por meio de mecanismos de pesquisa. 

Portanto, para que o seu negócio seja encontrado na internet, em uma boa posição nos resultados do Google, é importante seguir as dicas abaixo: 

1. Pesquise palavras-chave para o e-commerce

A pesquisa por palavra-chave é o processo de localização e análise de termos de pesquisa que os usuários da Internet inserem em mecanismos de pesquisa. Essas palavras são usadas para fins de SEO ou marketing.

Locais para usar as palavras-chave pesquisadas:

  • Título da página: é o ponto de partida para o Google decidir a relevância do seu site;
  • Meta descrição: coloque suas principais palavras-chave nos primeiros 160 caracteres de seu conteúdo, que fornecem a descrição que está abaixo do link clicável;
  • Subtítulos: ajude os visitantes a conhecer a relevância do conteúdo antes de clicar nele;
  • Conteúdo: use o conteúdo principal nas primeiras frases (ou no primeiro parágrafo). Em seguida, use essa palavra-chave e suas variações;
  • URLs: as melhores URLs fornecem aos visitantes e ao Google uma pista sobre o que há em cada página do site. 

Ao pesquisar palavras-chave por sua popularidade e volume de pesquisa, os profissionais de marketing podem descobrir o interesse e as necessidades da maioria dos usuários, incluindo o público-alvo.

Em seguida, você pode usar facilmente esses tópicos para ditar quais palavras-chave você deve procurar para criar conteúdo relevante para o que o potencial cliente pesquisa nos mecanismos de busca.

Algumas ferramentas de SEO para encontrar as palavras-chave certas:

  • Ahrefs;
  • Google Analytics;
  • SEMrush.

2. Otimize as páginas de categoria

Além da página inicial do site, a página da categoria em sites de comércio eletrônico é o fator que pode gerar a maior parte do seu tráfego orgânico.

A razão para isso é porque os usuários são mais propensos a pesquisar categorias genéricas. Para ser mais específico, a pesquisa de palavras-chave do visitante terá uma intenção forte, e não nomes de produtos específicos.

Algumas dicas para suas páginas de categoria:

  • Use as palavras-chave em títulos de categorias;
  • Otimize a meta descrição da categoria com conteúdo criativo e atraente;
  • Adicione uma tag H1 a cada página de categoria;
  • Inclua uma breve descrição da página da categoria sob a tag H1;
  • Insira links internos na descrição e incorpore elementos visuais de seus produtos em toda a página da categoria.


3. Otimize as páginas de produtos

O conteúdo das páginas do produto desempenha um papel vital no sucesso de sua estratégia de SEO. 

A dificuldade é como fazer a descrição do seu produto se destacar de maneiras únicas quando você tem milhares de produtos com funcionalidades semelhantes?

Otimizar cada parte do seu conteúdo da web, incluindo H1’s, Meta títulos e Meta descrições, pode ajudá-lo a fazer isso.

Algumas dicas úteis para tornar o conteúdo da página de seu produto mais eficaz são:

  • Foco na sua marca;
  • Use marcadores para distinguir recursos / benefícios específicos;
  • Identifique a sua persona (persona semi fictícional que representa o cliente ideal) e concentre-se nela em toda a sua copy. 


4. Foco no celular

Em 2020, existiam 5,15 bilhões de usuários únicos de telefones celulares no mundo. Portanto, não é estranho quando o uso do Google priorizou o desempenho da web em dispositivos inteligentes como uma métrica crítica ao determinar a classificação dos resultados de pesquisa de um site. 

A otimização mobile garante que os visitantes que usam dispositivos móveis tenham a melhor experiência em seu site. Como resultado, a compatibilidade com dispositivos móveis é um impulso em SERPs para sua loja online.

Como dono de e-commerce, você deve se preocupar com os elementos abaixo:

  • A interface móvel da sua loja;
  • Velocidade da página e tempo de carregamento em dispositivos móveis;
  • A navegação e UX no celular;
  • Processo de checkout simples para dispositivos móveis. 

Acima estão alguns elementos-chave para você verificar para melhorar o SEO do comércio eletrônico e tornar sua loja online mais amigável com os usuários de smartphones.

A seguir, darei a você um guia passo a passo para que todo o seu trabalho de otimização para celular seja feito da maneira certa:

  • Verifique se o seu site é otimizado para celular;
  • Escolha a solução compatível com dispositivos móveis mais adequada: pode ser design responsivo, veiculação dinâmica, um site separado compatível com dispositivos móveis ou um aplicativo móvel;
  • Aplique as práticas recomendadas de SEO para comércio eletrônico móvel: certifique-se de que seu site atenda aos critérios do Google para dispositivos móveis;
  • Evite erros comuns de otimização móvel: Não bloqueie arquivos JavaScript, CSS ou de imagem; evite colocar conteúdo que não possa ser reproduzido, repare links cruzados irrelevantes, etc.;
  • Use ferramentas de SEO.

Conclusão

Mesmo que você não seja um especialista em SEO, após este post, esperamos que tenha percebido o importante papel do e-commerce de SEO para o sucesso de seu negócio. 

No entanto, o e-commerce SEO nunca é uma tarefa fácil que pode lhe dar resultados imediatos. 

Portanto, não hesite e comece a investir em técnicas de otimização para gerar tráfego para sua loja online hoje mesmo!

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Avatar de Cristina Leroy Silva

Formada em letras pela UNICURITIBA, Cristina Leroy começou trabalhando na biblioteca da faculdade como uma das estagiárias sênior. Trabalhou como revisora numa grande editora em São Paulo, onde cuidava da parte de curadoria de obras que seriam traduzidas/escritas. A 4 Anos decidiu largar e se dedicar a escrever em seu blog e sites especializados.